Nesta segunda-feira (1º), Suzano recebe a segunda edição do Festival Sementeia, com diversas atividades gratuitas. A primeira noite do festival contará com a palestra “Reflorestamento do Imaginário”, da pensadora indígena Geni Nuñez, com mediação da psicóloga Endil Oliveira e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O evento, que segue até o dia 12 de setembro, reúne atividades presenciais e pela internet protagonizadas exclusivamente por mulheres.
Nesta quarta-feira (03), o festival promove um bate-papo virtual com a influenciadora e bailarina baiana Daylanne Cerqueira, transmitido pelo Instagram do projeto. A conversa, mediada por Anna Flávia Macedo, trará reflexões sobre a produção de conteúdo por mulheres reais.
Já na quinta-feira (04), a programação continua com o espetáculo de dança “Tropicana(s)”, da Companhia Deux, no Centro Cultural Colorado, e a oficina “Laboratório de Escuta de Imagens”, ministrada por Elidayana Alexandrino no Casarão das Artes. O festival segue com uma discussão sobre contos de fadas e sua influência na autonomia feminina na próxima sexta-feira (05).
O assunto será abordado em uma roda de conversa com o Coletivo Atreva-se e a psicóloga Victoria Rodrigues, mediada pela jornalista Flávia Gonçalves, também com tradução em Libras. Na sequência, a cantora Satiê sobe ao palco do Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi para uma apresentação musical.
No dia 8 de setembro (segunda-feira), a arte-educadora Jana Santos conduz a oficina “Eu, Semente”, no Centro Cultural Colorado, voltada para processos criativos e de autoconhecimento. O encerramento do evento ocorre nos dias 11 e 12 de setembro.
Na noite do dia 11, o público poderá assistir ao espetáculo teatral “Guerreirinha, Guerreirinha”, do Coletivo Elementar, com abertura da performance “Palavras”, da artista Suéllen Santos, no CEU Gardênia, também com acessibilidade em Libras. Já no dia 12, o festival encerra com a cantora Zanah apresentando o show “Cinzas” no Casarão das Artes, acompanhada de uma discotecagem especial da DJ Flávia Durante, que celebra artistas latinas.