PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Milhares de pessoas devem participar de grande desfile cívico-militar do aniversário de Mogi das Cruzes nesta segunda (1º); mudanças no trânsito estão previstas

Na próxima segunda-feira (1º), Mogi das Cruzes celebra 465 anos com um grande Desfile Cívico-Militar, que deve reunir milhares de pessoas na avenida Cívica, no bairro Mogilar. O evento tem início às 9h e irá apresentar elementos da cultura, história e os avanços conquistados pela cidade em diversas áreas.

A programação contará com a participação de estudantes, professores, atletas, artistas, militares e representantes de diferentes setores. Os temas abordados incluem educação, diversidade, inclusão e esporte.

A prefeita Mara Bertaiolli destacou que o desfile é uma tradição no município e, neste ano, foi planejado para mostrar os progressos da cidade e seu caráter acolhedor.

A cerimônia será aberta pelas forças militares locais, seguida da parte cívica, que terá como tema “Mogi, Cidade que Abraça”. Entre os destaques estão o pelotão da Primeira Infância e a participação das novas secretarias municipais da Mulher e da Longevidade.
As escolas e creches apresentarão temas como brincar, natureza, diversidade, artes, cultura de paz, leitura e o desenvolvimento integral da criança.

Também farão parte do evento instituições mogianas e projetos das secretarias de Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Meio Ambiente e Proteção Animal. O desfile incluirá ainda a exposição de veículos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, com destaque para os setores de Serviços Urbanos e Zeladoria, além da participação de motoclubes, jipes e carros antigos.
A empresa AGCO/Valtra levará três tratores para a apresentação.

No setor musical, o projeto Pra Ver a Banda Passar marcará presença com bandas organizadas em parceria com a AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). Escolas integrantes do projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Sinfônica Mogi, também participarão. A Banda Sinfônica abrirá oficialmente o desfile.

Mudanças no trânsito

Para a realização do desfile, a circulação de veículos será alterada em diversas vias da região da avenida Cívica a partir da madrugada de segunda-feira (1º). Estão previstas interdições na avenida Cívica e nas ruas Professor Ismael Alves dos Santos, Marcelo Cajá e Tito Muffato.

Na rua Tito Muffato, o trânsito será permitido apenas no trecho entre a avenida Yoshiteru Onishi e a saída de carga e descarga de um atacadista localizado na via. A partir das 7h, a rua Professor Ismael Alves dos Santos será bloqueada no trecho em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, ponto de concentração dos participantes.
A rua Marcelo Cajá também será interditada entre a avenida Yoshiteru Onishi e a rua Professor Ismael Alves dos Santos.

No entanto, o trecho da rua Professor Ismael Alves dos Santos próximo à avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes terá o trânsito local liberado, garantindo o acesso a estabelecimentos comerciais. A faixa da direita da avenida Yoshiteru Onishi, no sentido bairro-centro, será utilizada por veículos oficiais e particulares que irão compor o desfile.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito recomenda que motoristas e pedestres redobrem a atenção na região, respeitem a sinalização e sigam as orientações dos agentes de trânsito que estarão distribuídos em pontos estratégicos. A pasta também orienta que o estacionamento ocorra em vias próximas, com o deslocamento até o evento sendo feito preferencialmente a pé. Informações adicionais sobre o trânsito podem ser obtidas pelo telefone 0800 77 30 194.

Mais atrações

Ainda na segunda-feira (1º), o Parque Centenário receberá uma programação cultural gratuita e aberta ao público. As atividades começam às 10h com intervenções circenses, seguidas das apresentações Combuca da Judite às 11h15, Umbigo de Yá Yá às 12h30 e Júnior Castro e Banda às 14h.
O público poderá aproveitar todas as atrações, além da estrutura do parque.

À noite, o Mogi Basquete enfrentará o Bauru às 19h, no Ginásio Hugo Ramos, pelo Campeonato Paulista. O confronto é um clássico do basquete nacional e representa mais uma oportunidade para a torcida mogiana apoiar os atletas da cidade.