Na última sexta-feira (29), o Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) de Suzano deu início a uma nova etapa de atuação durante evento de renovação que reuniu autoridades, profissionais da rede de atendimento e representantes da sociedade civil. A cerimônia, ocorrida no Cineteatro Wilma Bentivegna, na região central, contou com a participação da primeira-dama Débora Raffoul Ishi e de secretários municipais, e serviu para reforçar a parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o trabalho promovido pelo equipamento, que tem como missão oferecer acolhimento, orientação e suporte psicológico, social e jurídico a vítimas de violência e a seus familiares.
A unidade de Suzano funciona por meio de parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo e está sob a gestão da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE). Funcionando desde novembro de 2019, o equipamento se tornou referência no acolhimento de vítimas diretas e indiretas de crimes contra a vida, oferecendo apoio psicológico, social e jurídico de forma gratuita.
O serviço já realizou mais de 5 mil atendimentos entre 2019 e 2024.
O CRAVI surgiu após a atuação do Estado junto à Escola Estadual Professor Raul Brasil, quando foi firmado um convênio que garantiu a instalação de um núcleo permanente no município. Desde então, ele funciona no subsolo do Paço Municipal, em espaço cedido pela prefeitura, que também disponibilizou infraestrutura para seu pleno funcionamento.
Também participaram do evento secretários municipais, o presidente da Câmara, Artur Takayama; vereadores; a coordenadora geral dos CRAVIs, Luane Natalle, e a coordenadora do CRAVI Suzano, Alessandra Roberta
O CRAVI de Suzano utiliza as salas 14 e 15 do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A unidade também oferece atendimento pela internet via e-mail [email protected] e por telefone (11) 4745-2180.




























