Na manhã do último sábado (30), a Cooperativa das Mulheres Unidas na Reciclagem (Coopermur), localizada no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, lançou o projeto “Recicla Troca”, uma iniciativa voltada para a sustentabilidade e o incentivo à preservação ambiental. A ação foi inspirada na loja Vale Reciclar, idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Arujá, e surge visando estimular a comunidade a trocar materiais recicláveis por produtos, fortalecendo a consciência ecológica e a economia solidária.
Como forma de apoiar a iniciativa, a presidente do Fundo Social de Arujá, Clau Camargo, esteve pessoalmente na sede da cooperativa para conhecer de perto a implantação do projeto e acompanhar o andamento da iniciativa. A visita reforçou a parceria já construída desde abril, quando representantes da Coopermur estiveram em Arujá para conhecer a experiência do Vale Reciclar, referência no Estado de São Paulo.
A Coopermur está, neste momento, em fase de mobilização e busca por parceiros, como mercados, empresas e instituições que possam apoiar a execução do projeto e fortalecer sua imagem de responsabilidade social e ambiental. O Recicla Troca pretende unir conscientização ambiental, inclusão social e fortalecimento comunitário, sendo mais uma ferramenta para transformar a relação da população com os resíduos sólidos.
A loja fica na sede da cooperativa, na avenida Francisco Ferreira Lopes, número 4412, no distrito de Jundiapeba. Além disso, também opera de maneira itinerante nas feiras municipais.




























