PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A morte cruel de Jesus Cristo”, por Padre Claudio Taciano

A morte de Jesus, nos remete a Sexta-Feira Santa, celebrada em abril do corrente ano.
Todavia, domingo (14), nós católicos, celebramos a Festa Exaltação da Santa Cruz. O que era o pior e o mais cruel castigo da época, tornou-se sinal de remissão e salvação para todos nós.
Pois, neste símbolo se rememora e se desvela o grande amor de Deus pela humanidade. Jesus, literalmente morreu de amor por nós. Não podemos também nos esquecer que antes da crucificação Jesus foi torturado e flagelado, uma morte que poderia levar dias, pelo estado físico que nosso Senhor chegou à crucificação durou seis horas. (Das 9h até às 15h).

Tal brutalidade mostra também o alcance da maldade humana. Passados tantos séculos, agora em nosso tempo inocentes continuam sofrendo e morrendo ao redor do mundo. Ainda que aparentemente não se tenha pena de crucificação propriamente dita, muitos inocentes continuam sendo mortos pela injustiça e pela ganância. Vale destacar dois pontos: 1.A crucificação como execução foi proibida em Roma pelo Imperador Constantino l no século IV d. C.  2. A primeira Igreja dedicada a Santa Cruz é a Basílica de Santa Cruz em Roma, Itália, datada do século IV d. C.

Em sentido celebrativo, mais do que cultuarmos a dor e o julgamento injusto da época, cultuamos o amor de Deus simbolizado na cruz e que é capaz portanto, de restaurar o ser humano desde dentro, independentemente de quem ele seja e onde estejam. 

Evidentemente que não dá para sermos indiferentes ao sofrimento de Cristo, ainda que nosso Senhor não precise, também não dá para sermos indiferentes ao sofrimento de muitos irmãos e irmãs, isso sim Cristo espera de nós! Um mundo sem perdão, sem amor, sem complacência e sem justiça caminha para o caos e para miserabilidade sub-humana. É preciso encontrar na fé e nos gestos humanitários o caminho da paz e da vida. Rezemos o hino sempre cantado na Festa de Santa Cruz:

Bendita e louvada seja no céu a divina luz. / E nós, também na terra, louvemos a Santa Cruz!
Os céus cantam a vitória de nosso Senhor Jesus. / Cantemos nós igualmente, louvores a Santa Cruz!
Humildes e confiantes, levemos a nossa cruz./ Seguindo sublime exemplo de nosso Senhor Jesus!
Cordeiro Imaculado por todos morreu Jesus. / Pagando as nossas culpas é Rei pela sua Cruz!
É arma em qualquer perigo, é raio de eterna luz. / Bandeira vitoriosa, o Santo sinal de Cruz!
Ao povo, aqui reunido, daí graça, perdão e luz! / Salvai-nos ó Deus clemente em nome da Santa Cruz!
Deus vos abençoe!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opnião do Portal HojeDiario.com).