O Fundo Social de Solidariedade de Suzano deu início, nesta semana, a uma nova etapa da campanha “Todas por elas”, que tem como foco garantir dignidade menstrual para alunas da rede estadual. A iniciativa prevê a entrega de absorventes nas 47 escolas estaduais do município, visando atender estudantes que enfrentam dificuldades no acesso a itens básicos de higiene.
A ação foi iniciada com uma visita à escola estadual Batista Renzi, realizada pela presidente do Fundo Social e primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul Ishi. Em cada unidade, serão entregues 12 pacotes com oito absorventes, como ocorreu na escola visitada. A distribuição continuará até que todas as escolas sejam contempladas.
A campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com apoio da Diretoria de Ensino. Sempre que necessário, as escolas poderão solicitar a reposição dos itens, garantindo o abastecimento contínuo para as estudantes.
Lançada em março, a mobilização da administração municipal buscou engajar a sociedade na arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. O Fundo Social incentivou as doações em eventos próprios e em atividades realizadas em parceria com outras entidades.
Entre as ações que contribuíram para a campanha estão eventos do “Agosto Lilás”, como o 1º Fórum Contra a Violência Doméstica e Familiar, que ocorreu em 14 de agosto na sede da 55ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e a 3ª caminhada da Patrulha Maria da Penha pelo fim da violência contra a mulher, realizada no dia 30 do mesmo mês, reunindo mais de 700 pessoas na área central da cidade.
As doações de absorventes continuam sendo recebidas na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, localizada na rua Baruel, número 501, sala 224, área central de Suzano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2188.