O projeto “Brotar”, desenvolvido pelo governo estadual, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, será realizado em 818 domicílios da área rural do município. O trabalho está previsto para iniciar dentro de 30 dias, visando mapear as propriedades rurais e levantar necessidades de água e esgoto para trazer mais qualidade de vida à população.
Na manhã da última quarta-feira (24), o censo rural foi o tema da reunião realizada na prefeitura com representantes das secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Segurança Urbana, e Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas. Todo o levantamento deve ser realizado em até 90 dias, e os recenseadores (encarregados de fazer um levantamento) percorrerão as casas da zona rural a fim de fazer o cadastramento dos moradores.
Cada recenseador será selecionado no próprio município atendendo a um pedido feito pelo secretário de Desenvolvimento e vice-prefeito, Daniel Balke, para dar oportunidade de emprego aos ferrazenses. Os novos recenseadores receberão crachás, coletes e bonés para ajudar na identificação deles junto à população.
No município, o trabalho abrangerá a região do Cambiri. Além de Ferraz de Vasconcelos, outros 360 municípios paulistas receberão o censo para atender às necessidades dos municípios onde a Sabesp atua.