No último domingo (27), Suzano recebeu a 1ª Conferência Livre de Mulheres Suzanenses. Com o tema “Democracia e Igualdade: Mulheres em luta por uma cidade Justa!”, o evento reuniu 230 participantes credenciadas visando debater políticas públicas e construir propostas que serão encaminhadas à Etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM).
A programação, organizada pelo Fórum de Mulheres de Suzano, incluiu o credenciamento presencial e virtual, a acolhida das participantes e a apresentação das convidadas que compuseram a mesa de abertura, as quais abordaram a 5ª CNPM e seus eixos temáticos.
Durante os debates, foram priorizados temas essenciais para a realidade feminina, como: autonomia financeira como estratégia para igualdade, economia solidária e cooperativismo; moradia digna e enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres; educação e saúde integral das mulheres; e governança e participação popular para garantia dos direitos das mulheres. Diversas propostas foram registradas, incluindo a redução da jornada de trabalho feminina, a garantia de creches noturnas no município, a implantação de programas de creches 24 horas para mães que trabalham em horários diferenciados, e a criação de projetos que ofereçam cursos de capacitação com ajuda financeira para locomoção.
Outras propostas foram a garantia de moradias destinadas a idosos com acessibilidade, programas de oportunidades de emprego para mulheres vítimas de violência e em vulnerabilidade, e a criação de incentivos públicos para grupos de mulheres empreendedoras. Na área da saúde, destacaram-se as propostas de ter especialistas para atender em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), garantir a medicação efetiva no município e criar o projeto “Saúde Mental das Mulheres”.
A segurança e o combate à violência também foram destacados, com a proposição de delegacias da mulher funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a criação de mais delegacias nas periferias. Após o debate e registro das propostas, a comissão organizadora aprovou a sistematização das três prioridades, que foram encaminhadas para a conferência nacional.
Para representar a 1ª Conferência Livre de Mulheres de Suzano na Etapa Nacional da 5ª CNPM, foi realizada uma eleição transparente entre as participantes credenciadas. Foram eleitas como delegadas titulares: Alessandra Martins Felix, Francisca Maria do Nascimento Souza e Maria Aparecida Mattos. As delegadas suplentes são: Delvanice da Silva Couto, Vanessa Ferreira Santana e Evania Maria da Silva.
A conferência realizada reforça o compromisso de Suzano com a promoção da igualdade de gênero e a participação ativa das mulheres na construção de uma cidade mais justa e democrática. Todas as propostas debatidas e registradas se tornarão pautas do Fórum de Mulheres de Suzano, que atuará na cobrança e implementação das políticas públicas para mulheres na cidade.