Outubro é o mês da melhor idade, em alusão ao Dia nacional do Idoso (01/10). Essa é uma data que nos convida a refletir sobre o respeito, a valorização e a atenção que devemos dedicar àqueles que tanto já fizeram por nossa cidade. Em Suzano, entre 2017 e 2024, durante a gestão do sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, tivemos a alegria de transformar essa reflexão em ações concretas, criando e fortalecendo políticas públicas voltadas ao bem-estar da terceira idade.
Um dos marcos desse período foi a inauguração do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, que segue até hoje oferecendo cursos, oficinas e atividades gratuitas que promovem saúde, bem-estar e integração para a melhor idade. Outro passo fundamental foi a criação do Centro Dia do Idoso, no Jardim Revista, um espaço de acolhimento e apoio a idosos semidependentes, que se consolidou como um polo de cuidado, dignidade e qualidade de vida.
Também tivemos o fortalecimento de ações, como a prática do Lian Gong e a operação Boa Visão, e de iniciativas que celebram a vitalidade dos nossos idosos, como a participação de Suzano nos Jogos da Melhor Idade (Jomi) e no concurso de Miss e Mister Melhor Idade, a tradicional Gincana da Melhor Idade, os bailes de Carnaval e tantas outras festividades que promovem alegria e integração. Sem esquecer o coral Nova Geração, que emociona Suzano com apresentações e cantatas temáticas inesquecíveis.
Como ex-primeira-dama, tenho muito orgulho de tudo que conquistamos nesse período. O Rodrigo e eu seguimos comprometidos em trabalhar pela valorização da melhor idade e pela defesa de seus direitos. Que este Mês do Idoso seja uma oportunidade de ampliar o debate e reforçar nosso compromisso de cuidar, respeitar e celebrar aqueles que são o nosso maior tesouro.