A Prefeitura de Suzano, em parceria com a concessionária Radial Transporte, apresentou nesta sexta-feira (03), no Parque Max Feffer, o primeiro ônibus do transporte público municipal movido a biometano. O veículo começará a operar neste sábado (04), inicialmente atendendo uma linha que percorre o Distrito de Palmeiras.
Ludimila Valadares, repórter do portal Hoje Diário, acompanhou a solenidade (assista o vídeo, abaixo).
O novo coletivo utiliza gás renovável gerado pela purificação do biogás, o que permite uma economia anual de até 60 mil litros de diesel e contribui para a preservação de aproximadamente 6,1 mil árvores por ano. A iniciativa está inserida no programa “Suzano Sustentável”, que busca implementar ações com foco na preservação ambiental e no uso de energia limpa.
Durante o evento de apresentação, estiveram presentes diversas autoridades do município, como o prefeito Pedro Ishi, o presidente da Câmara de Vereadores, Artur Takayama, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul Ishi, além de representantes da empresa Radial Transporte.
A tecnologia aplicada ao novo ônibus promove uma redução de até 95% na emissão de dióxido de carbono (CO₂) em comparação ao diesel, além de proporcionar uma operação mais silenciosa e com menor poluição sonora. O ciclo de uso do biometano também permite o aproveitamento do gás de aterros sanitários e estações de tratamento como fontes de energia limpa.
O veículo, modelo Volkswagen 17-230 com carroceria Caio Apache Vip V, integra um projeto piloto da Radial desenvolvido em parceria com as empresas MWM e Comgás. A iniciativa não gerou custos diretos para a prefeitura.
A MWM, especializada em soluções sustentáveis, foi responsável por adaptar o veículo, substituindo o motor a diesel por um novo propulsor 100% movido a biometano. Também foram incluídos o sistema de armazenamento de gás, componentes eletrônicos integrados e a comunicação original do ônibus, garantindo segurança e confiabilidade. A empresa também conduziu a tramitação legal e técnica junto aos órgãos reguladores.
A Prefeitura de Suzano e a Radial Transporte já iniciaram tratativas para, de forma gradual, substituir outros veículos da frota municipal por modelos com menor impacto ambiental.