PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Atenção: Poá é uma das cidades alvo de mega operação da polícia contra adulteração de bebidas alcoólicas, possivelmente com metanol

A Polícia Civil do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira (14) a Operação Poison Source (Fonte do Veneno), que teve como objetivo desarticular esquemas de produção e venda de bebidas alcoólicas adulteradas em várias cidades paulistas, entre elas Poá.
O foco da investigação é a suspeita de uso de metanol, substância altamente tóxica que pode causar cegueira e até levar à morte quando ingerida. Os peritos ainda analisam amostras para confirmar a presença do composto nas bebidas apreendidas.

Em Poá, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em um imóvel na Vila Perracini. No local, foram encontradas garrafas vazias, rótulos, lacres e produtos químicos utilizados na falsificação das bebidas. Também foram apreendidos maquinários e insumos usados na fabricação dos produtos adulterados.

Ao todo, a operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em diferentes municípios do estado. A ação integra uma força-tarefa do Governo de São Paulo e foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar.

Durante as diligências, cinco pessoas foram presas por envolvimento na produção das bebidas falsificadas e uma por porte ilegal de arma. Segundo a Polícia Civil, os grupos atuavam de forma independente, mas com funções específicas na cadeia de produção e comercialização das bebidas adulteradas.

A delegada Leslie Caran Petrus, responsável pela coordenação da operação, informou que as investigações começaram há cerca de dez dias, após a prisão de um dos principais distribuidores de bebidas falsificadas do país. De acordo com ela, esse fornecedor vendia garrafas com rótulos e lacres originais, o que dificultava a identificação das adulterações. A partir dessas informações, a Polícia Civil conseguiu rastrear os compradores e realizar as buscas nesta terça-feira (14).