PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Suzano oferece tatuagem de reconstrução de aréola e camuflagem de cicatrizes para mulheres após mastectomia

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, firmou uma nova parceria para oferecer tatuagens de reconstrução de aréola e camuflagem de cicatrizes a mulheres que passaram por mastectomia. A iniciativa visa promover a autoestima e o bem-estar para pacientes que realizaram o procedimento.
A expectativa é atender duas mulheres por semana, mas o procedimento só pode ser feito após seis meses da realização da cirurgia de mastectomia total ou parcial, sendo necessária também a liberação médica do oncologista.

Para participar, as interessadas devem comparecer ao Fundo Social de Solidariedade de Suzano com documentos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de endereço, além de preencher a ficha de inscrição. O Fundo Social fica responsável por encaminhar os casos para o estúdio do tatuador Rodrigo Borges, localizado na avenida Mogi das Cruzes, número 474, no bairro Parque Suzano.

Embora a mastectomia seja um procedimento essencial no tratamento do câncer de mama, pode deixar profundas marcas físicas e emocionais nas mulheres. Além da perda parcial ou total das mamas, o processo cirúrgico costuma resultar em cicatrizes visíveis, assimetrias corporais e ausência da aréola, o que pode afetar a autoimagem e a confiança pessoal.
Durante o período de recuperação, muitas mulheres relatam sentimentos de tristeza, insegurança e até rejeição do próprio corpo. Por isso, ações que promovem a reconstrução estética e o resgate da autoestima se tornam fundamentais na reabilitação dessas mulheres.

De acordo com o secretário de Saúde de Suzano, Diego Ferreira, a mastectomia impacta não apenas fisicamente, mas emocionalmente, e proporcionar uma reconstrução estética, mesmo que por tatuagem, é uma forma de apoiar a autoestima e a reintegração da mulher à sua rotina de maneira mais confiante e acolhedora.