O título deste artigo de hoje não é novo para ninguém afinal, cada um tem suas crenças, seus algoritmos e vive sua própria verdade. Eu hoje só quero mesmo refletir, e como diziam meus alunos, “viajar na maionese”.
Pois é, essa semana foi bastante corrida para mim, mesmo assim fiz alguns exercícios de scrolling para analisar quantas vezes alguém nas redes sociais dizia: Agora você vai saber a verdade sobre…
Essa frase apareceu na política, em postagens de religião, de espiritualidade, de marketing e vendas e de profetas – ou pelo menos daqueles que se dizem ver o futuro.
A palavra “verdade” carrega consigo uma relatividade inerente, pois o que é considerado verdadeiro para uma pessoa pode não fazer sentido algum para outra. Isso acontece porque nossas experiências, valores e perspectivas individuais moldam o modo como percebemos os fatos e as situações ao nosso redor. Assim, a verdade acaba se tornando um conceito fluido, muitas vezes influenciado pelo contexto cultural, social e emocional em que estamos inseridos.
Isto posto, vamos a algumas verdades que encontrei e memorizei para contar a vocês… Há padres, bispos e outros religiosos que mantém a verdade sobre como ter as finanças sempre em azul… Há uma oração que o Papa liberou para que as pessoas orem e ganhem muito dinheiro…
Há um sujeito que se diz viajante do tempo, ele vem do anos 2300 e alguma coisa e narra a verdade sobre a morte de Michael Jackson, que Elvis não morreu e ainda assinala alguns eventos horríveis que vão acontecer no planeta: inundações, terremotos etc. Eu o sigo faz tempo e tenho notado que nenhuma das coisas que ele fala acontecem, imaginem como as redes sociais são confiáveis.
Um outro afirma ser alienígena e tem fórmulas de como o planeta e os governos podem viver em paz e harmonia… Eu já assisti a vários vídeos e não entendi nada do que ele explica…
Há ainda, um senhor muito simpático, que canaliza um extraterrestre respondendo às perguntas de um auditório muito atento. Alguém perguntou sobre reencarnação e ele explicou que aqui na terceira dimensão nós temos a impressão de que já vivemos muitas vidas no passado. Ele, no entanto, afirma que o tempo não existe, que tudo está aqui e agora, então não são vidas passadas, é nossa vida, nossa alma vivendo várias experiências. Bom, pelo menos foi isso que entendi.
Finalmente, um sujeito dizendo que a realidade se manifesta aos nossos olhos, mas ela não existe. Quando você olha para alguma coisa, seus olhos recebem um estímulo e vê aquilo!!! Ou seja, a realidade só existe, porque existe um observador… Einstein já falava algo como isso.
Por fim, se meus leitores estiverem dispostos a ficar pelo menos duas horas numa rede social, vão ver as diferentes opiniões acerca de um mesmo fato. É isso mesmo, a mesma situação causa diferentes versões da realidade para nós. É de se pensar!





