PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Combate ao Aedes aegypti se intensifica em Poá; cidade recebeu ação no último sábado (08)

No último sábado (08), a Prefeitura de Poá realizou, no Dia D Nacional contra a Dengue, uma ação intensiva de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio das equipes de Vigilância em Saúde, teve como foco a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), um levantamento para identificar áreas com maior risco de infestação.
Ao todo, centenas de imóveis foram visitados e analisados nos bairros Jardim São José, Jardim Madre Angela, Vila Bandeirantes e Vila Jaú.

O Dia D nacional de combate ao mosquito integra a nova campanha do Governo Federal de prevenção e controle das arboviroses chamada “Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya”. A mobilização ocorreu simultaneamente em todo o país, com participação de gestores locais, profissionais de saúde, agentes de endemias, lideranças comunitárias e da população em geral. As atividades incluíram ações de conscientização e mutirões de limpeza em locais públicos e residências.

Em Poá, as equipes promoveram a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), também conhecida como Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), que permite a identificação de locais com presença de larvas e planejamento de ações estratégicas de controle. A partir dos resultados, o município pode adotar medidas mais eficazes, como intensificação de mutirões, visitas domiciliares e campanhas de conscientização.

Além da ação realizada neste final de semana, a Secretaria de Saúde de Poá mantém um calendário permanente de vistorias, limpeza e campanhas educativas. O objetivo é garantir que os índices de infestação permaneçam baixos durante todo o ano, principalmente nos períodos mais quentes e chuvosos, quando o mosquito encontra condições ideais para reprodução.