Neste mês de novembro, a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizará uma programação especial sobre o Dia do Ativismo na cidade. Durante esse período, a Coordenadoria da Mulher e a Casa da Mulher promoverão palestras, debates, oficinas e capacitações, com foco na prevenção da violência e no fortalecimento da rede, essenciais para o enfrentamento das múltiplas violências contra mulheres e meninas.
Com destaque para o Dia do Ativismo, uma campanha global dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que ocorre em todo o país de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), o período serve como uma mobilização para conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência contra a mulher, além de promover ações de prevenção e combate.
Em 2025, a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres definiu como tema central: “Unidos para acabar com a violência digital contra todas as mulheres e meninas”, enfatizando a importância da conscientização e do enfrentamento tanto da violência online quanto da violência offline, além da promoção da igualdade de gênero.
Em Ferraz de Vasconcelos, haverá uma capacitação no próximo dia 25 de novembro com a Defensoria Pública, representando o Estado; a Coordenadoria da Mulher e a Casa da Mulher Paulista Ferrazense com o tema “Encontros de Capacitação da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica”. A ação será realizada na sede da Defensoria Pública, na rua Carlos Gomes, número 215, na Vila Romanópolis, das 13h30 às 17h.
Além disso, será realizada a capacitação “Assédio no Trabalho, “Não é Não” e também sobre o sinal que ajuda a identificar vítimas em potencial, dinâmica, roda no serviço público, incluindo módulo sobre assédio digital (mensagens, redes e ghosting). A atividade, em parceria da Coordenadoria da Mulher com a Secretaria de Administração, será voltada aos servidores municipais e acontece no auditório da Prefeitura, a partir das 10h.
Também haverá uma data específica em alusão ao Dia da Consciência Negra, na Casa da Mulher. O evento será realizado pelo Conselho Municipal da Mulher (CMDM) e Conselho de Promoção e Igualdade Racial com parceria da Casa da Mulher. Haverá atividades e palestra no próximo dia 28 de novembro, das 13h às 16h.



























