Na semana passada, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano apreendeu 22 pássaros silvestres, sendo 17 coleirinhas, três bigodinhos, um tico-tico e um tizil, durante patrulhamento na região do bairro Raffo. Horas depois, realizou a soltura de um carcará em área de mata na região do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-SP), onde os pássaros apreendidos foram entregues.
A primeira ação ocorreu na rua Joel Gomes Barbosa, quando a equipe avistou diversas gaiolas com aves na garagem de uma residência. Os agentes retornaram para averiguação e foram recebidos pelo proprietário, que autorizou a entrada. Questionado sobre a documentação obrigatória para criação das espécies, o morador não apresentou nenhuma comprovação.
No total, 22 pássaros silvestres foram encontrados no local. Diante do flagrante, os agentes enquadraram o responsável na Lei Federal que trata de crimes contra a fauna. Ele foi conduzido à Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dicma) de Mogi das Cruzes e permaneceu à disposição da Justiça. As aves foram encaminhadas ao Cetras-SP, onde receberam manejo especializado e atendimento.
Em seguida, a equipe foi acionada pelo centro de triagem para realizar a soltura de um carcará reabilitado. A ave foi levada a uma área de mata na região do Parque Ecológico do Tietê, na zona leste de São Paulo, onde foi reintegrada ao ambiente natural.




























