PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Atuante, GCM de Suzano resgata ouriço, apreende rede de pesca e flagra uso irregular de escavadeira em área pública

Na semana passada, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), realizou três ações distintas que resultaram no resgate de um ouriço, na apreensão de uma rede de pesca irregular e na interrupção do uso indevido de uma escavadeira em área pública.
As ocorrências foram atendidas no Parque Max Feffer, no bairro Jardim Imperador; na estrada das Varinhas, na Vila Ipelândia; e na rua Leonor Edmee de Castro, no Jardim Monte Cristo. As equipes da GCM atuaram para garantir a segurança de animais, coibir práticas ilegalmente relacionadas ao meio ambiente e evitar intervenções indevidas em patrimônio público.

Na manhã de 20 de novembro, o primeiro chamado ocorreu às 8h37, no Parque Max Feffer, onde um ouriço havia sido acuado por cães e chegou a se defender lançando espinhos. Os agentes encontraram o animal sem ferimentos, realizaram o resgate e, após avaliação, efetuaram a soltura em área de mata próxima. Os cães ficaram sob cuidados da GCM do parque para a retirada dos espinhos.
No mesmo dia, às 16h, durante patrulhamento na represa Taiaçupeba, na Vila Ipelândia, o GPA flagrou uma pessoa portando uma tarrafa. A pessoa afirmou que a utilizaria para pesca, prática proibida conforme Decreto Federal, e especialmente restrita durante o período de piracema. A rede foi apreendida e a pessoa orientada.

A terceira ação ocorreu na tarde de sexta-feira (21), às 17h20, no Jardim Monte Cristo, durante monitoramento de uma área pública alvo de tentativas de invasão. Os agentes encontraram um operador de escavadeira realizando limpeza no terreno sem qualquer documentação que autorizasse o serviço. Após contato com o suposto responsável, ficou confirmado que se tratava de área pública e que não havia autorização para intervenção. O local foi fotografado e a ocorrência encaminhada aos órgãos ambientais.