PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Campanha do Laço Branco”: Suzano promove encontro pelo fim da violência contra a mulher nesta quinta-feira (11)

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano promoverá um encontro especial da “Campanha do Laço Branco”, movimento mundial que mobiliza homens pelo fim da violência contra a mulher.
O evento será realizado das 9h às 12h, no Anfiteatro Orlando Digenova, que fica dentro do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, localizado na rua Benjamin Constant, 682, na região central de Suzano, e será destinado exclusivamente aos servidores públicos municipais do sexo masculino, em uma ação formativa e de conscientização sobre o papel dos homens no enfrentamento às violências de gênero.

Além disso, o encontro trará como palestrante o psicólogo e sociólogo Flávio Urra, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Violência Doméstica pelo Laboratório de Estudos da Criança (Lacri) da Universidade de São Paulo (USP). Ele é coordenador do programa “E Agora, José?” e do curso Gênero e Masculinidades, iniciativas reconhecidas nacionalmente por abordarem de forma direta e educativa a desconstrução do machismo, a responsabilização de agressores e a construção de novas práticas masculinas.
A proposta da formação é incentivar a reflexão a partir de vivências práticas, dinâmicas participativas e discussões sobre temas como desigualdade estrutural, patriarcado, socialização masculina e violência doméstica.

De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a Campanha do Laço Branco lembra que o fim da violência contra a mulher também depende da postura dos homens.
Segundo a pasta, a escolha por um público exclusivamente masculino reforça o objetivo de provocar reflexão e mudança de comportamento em ambientes onde homens podem dialogar sobre masculinidades, poder, dominação e práticas que precisam ser revistas. A dinâmica estruturada por Urra permitirá aos participantes vivenciarem, na prática, situações e discussões que ajudam a compreender como padrões culturais influenciam diretamente comportamentos violentos ou discriminatórios.

A Campanha do Laço Branco, criada em 1991 no Canadá e adotada mundialmente, destaca o compromisso masculino com a não violência e incentiva a denúncia, o acolhimento e a promoção de relações mais igualitárias. Em Suzano, a iniciativa integra o conjunto de políticas públicas que vêm sendo fortalecidas pela administração municipal, especialmente no atendimento, acolhimento e prevenção à violência.