O portal da Câmara Municipal de Suzano recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro de transparência na edição de 2025 do Programa nacional de Transparência Pública (PNTP). O site oficial do Legislativo (https://www.camarasuzano.sp.gov.br) atingiu 92,96% de conformidade, superando o índice registrado em 2024, que havia sido de 90,48%. Entre os portais do Alto Tietê, Suzano manteve a melhor avaliação da região.
A classificação é realizada anualmente pelo PNTP, coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O programa busca padronizar, orientar, estimular e fiscalizar a divulgação de informações públicas em portais oficiais de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de instituições como Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas. O processo de avaliação envolve diversas etapas, incluindo a análise detalhada dos portais de transparência, a validação dos resultados e a garantia de qualidade.
Neste ano, 10.072 portais foram avaliados em todo o País e 2.912 receberam certificação. Entre eles, 998 conquistaram o Selo Diamante, 1.082 o Selo Ouro e 832 o Selo Prata. A classificação é realizada desde 2022. O PNTP utiliza mais de 130 critérios para medir o nível de transparência das administrações públicas, permitindo comparações entre entes federativos e incentivando melhorias contínuas.
Os dados são divulgados pelo Radar da Transparência Pública, ferramenta eletrônica que reúne os índices apurados pelos Tribunais de Contas desde o início do programa, em 2022, com apoio dos controladores internos.




























