Mogi das Cruzes está entre os dez municípios do Estado de São Paulo que mais se destacam pelos investimentos em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do agronegócio. O reconhecimento ocorreu por meio do Prêmio “Município Agro Paulista”, um programa do Governo do Estado de São Paulo visando reconhecer e incentivar boas práticas de gestão no campo, com foco em sustentabilidade, inovação, governança e capacidade de execução de políticas públicas rurais.
A cerimônia de premiação aconteceu na tarde da última segunda-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes, e reuniu representantes de diversas cidades paulistas, além de autoridades estaduais, como o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, e o governador Tarcísio Freitas.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi representada pela diretora do Departamento de Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, Cristiane Nascimento. Ela esteve acompanhada de profissionais da pasta que colaboraram para a implementação de projetos avaliados pelo Governo do Estado no Prêmio “Município Agro”.
Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foram certificadas 125 cidades em todo o Estado, sendo que 90 cidades receberam repasses financeiros. Mogi das Cruzes alcançou a 9ª colocação do Grupo 01 (reservado a municípios de maior Produto Interno Bruto – PIB), consolidando-se como referência em ações estruturadas e sustentáveis para o desenvolvimento do setor agropecuário.
De acordo com a diretora, o resultado é fruto de um conjunto de políticas públicas implementadas pela atual gestão, dentre as quais o programa Mogi + Leite, que incentiva e fortalece a produção de leite e a cadeia produtiva de gado leiteiro, ovinos, caprinos e bubalinos, promovendo geração de renda, valorização do produtor rural e desenvolvimento econômico no campo. Além do incentivo direto à produção, ela conta que o município também vem investindo em segurança rural, infraestrutura de estradas vicinais, ações de saúde voltadas às comunidades rurais, garantindo melhores condições para o escoamento da produção e qualidade de vida no campo.




























