O balanço das ações da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano em 2025 aponta a emissão de 3,4 mil certidões de uso do solo por meio da plataforma GeoSuzano, que se consolidou como uma ferramenta de referência, inclusive para outros municípios.
Ao longo do ano, a atuação da pasta também foi marcada pelo lançamento de programas como o “Suzano Mais Praças” e o “Bairros + Completos”, além da apresentação do projeto que estabelece a nova modelagem de construção para obras públicas, o Building Information Modelling (BIM). O período ainda teve como destaques o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Habitação e o reconhecimento obtido no Prêmio Bicicleta Brasil e na 27ª Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil, departamento São Paulo (IABsp).
Nesse cenário, o GeoSuzano passou a desempenhar um papel fundamental na agilização de processos e no acesso a documentos essenciais para o desenvolvimento urbano e a organização do território. A plataforma beneficia profissionais da área e a população ao oferecer rapidez na obtenção de informações sobre as atividades comerciais, residenciais e industriais permitidas em terrenos ou imóveis específicos, conforme o Plano Diretor e a legislação urbanística municipal.
Desde 2023, o sistema já garantiu a emissão de mais de 1,5 mil certidões de viabilidade de desdobro, documento que atesta a possibilidade legal de divisão de um lote em duas ou mais partes. No mesmo período, também foram emitidas mais de 500 certidões de viabilidade de desmembramento, que confirmam se um terreno pode ser dividido em lotes menores de acordo com as normas de zoneamento e uso do solo.
Em abril, a Diretoria de Planejamento Territorial anunciou a proposta de viabilizar a construção de 32 novas praças por meio do programa “Suzano Mais Praças”. A iniciativa permitirá intervenções em 50 áreas públicas, incluindo as novas praças e outras 18 que passarão por revitalização a partir de projetos sustentáveis. A meta é entregar ao menos 16 novas praças até 2028 e revitalizar outras quatro no mesmo período.
Na mesma ocasião, foi lançado o programa “Bairros + Completos”, que busca transformar a realidade urbana, ambiental e social do município por meio da oficialização de 25 unidades de planejamento. Dois projetos-piloto já foram definidos para as regiões da Casa Branca e do Boa Vista, com execução prevista até o primeiro semestre do próximo ano.
O instrumento permitirá uma atuação mais eficiente do poder público, já que a delimitação das unidades facilitará a identificação das demandas de cada bairro e a adoção de soluções adequadas nas áreas de infraestrutura e comércio.
Na área habitacional, a secretaria beneficiou a população por meio do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, com a entrega de 280 apartamentos e o cadastro de 260 famílias, além do programa estadual “Casa Paulista”, com 123 unidades selecionadas. Em 2025, a prefeitura reforçou o convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), atendendo famílias com renda de um a três salários mínimos por meio da Carta de Crédito Associativo (CCA). A regularização fundiária também avançou na Vila Helena.
O município também foi reconhecido na 27ª Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil – departamento São Paulo (IABsp), realizada em dezembro, ao vencer a categoria “Planejamento Territorial e Gestão Urbana”, do Eixo III, voltado a “Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Planejamento e Cidade”. O prêmio destacou o projeto “Sistema de Planejamento Territorial de Suzano: dados para resiliência urbana e ambiental”.




























