PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Tarifa da Sabesp sobe 6,11% a partir desta quinta-feira (1º)

A tarifa cobrada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) será reajustada em 6,11% a partir desta quinta-feira (1º), data que marca o início de 2026. O índice aplicado reflete a inflação acumulada ao longo dos últimos 16 meses, período que passou a ser adotado como base de cálculo após a privatização da companhia.

A autorização para o aumento foi concedida pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). Com a atualização dos valores, consumidores residenciais que registram consumo entre 11 m³ e 20 m³ passarão a pagar R$ 6,40 por metro cúbico, ante os R$ 6,01 cobrados anteriormente.

Antes da privatização da empresa, o governador Tarcísio de Freitas declarou que não haveria reajuste tarifário. Em esclarecimento posterior, o governo estadual informou que o compromisso estava condicionado ao respeito a um índice contratual de referência, criado para simular a evolução das tarifas caso a Sabesp permanecesse sob controle estatal.

Segundo o governo, o percentual aplicado neste primeiro reajuste após a privatização ficou 15% inferior ao índice previsto nesse cenário de simulação.