PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Anvisa autoriza uso de lenacapavir injetável para prevenção do HIV

Na última segunda-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do lenacapavir injetável como método de prevenção do HIV. O medicamento passa a ser mais uma opção de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), oferecendo uma alternativa eficaz e de longa duração em relação às pílulas orais já utilizadas. De acordo com a Anvisa, o lenacapavir é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que apresentem risco de infecção pelo HIV. Antes de iniciar o uso, é necessário que o paciente teste negativo para o vírus.

Em julho de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas diretrizes recomendando o lenacapavir como uma opção adicional de PrEP na prevenção do HIV, classificando o medicamento como a melhor alternativa disponível depois de uma vacina. A autorização da Anvisa acompanha a recomendação da OMS, divulgada em julho de 2023, para o uso do lenacapavir duas vezes ao ano como estratégia de prevenção do HIV.

Segundo a entidade, as novas diretrizes surgem em um momento considerado crítico, diante da estagnação dos esforços globais de prevenção da doença. No último ano, foram registradas 1,3 milhão de novas infecções em todo o mundo. Além do medicamento injetável, a OMS também passou a recomendar a ampliação do uso de testes rápidos para o diagnóstico do HIV, visando substituir procedimentos mais complexos e onerosos.