PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Poá é beneficiada pelo Programa Rios Vivos com ações de limpeza e revitalização de córregos

A cidade de Poá está recebendo ações de limpeza e revitalização dos córregos Itaim e Tanquinho por meio do Programa Rios Vivos, iniciativa do Governo do Estado coordenada pela SP Águas (empresa do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela gestão de recursos hídricos), que tem como objetivo melhorar a qualidade da água e reduzir os impactos das enchentes. A previsão é que, até o fim de fevereiro, mais de quatro mil metros cúbicos de sedimentos sejam removidos.

No córrego Itaim, no trecho localizado na Vila Perracini, os serviços já estão em execução. A intervenção contempla uma extensão de 470 metros, com expectativa de retirada de 3,2 mil metros cúbicos de sedimentos. A conclusão dos trabalhos está prevista para fevereiro de 2026.
No córrego Tanquinho, situado na rua Tanque Verde, a obra abrangerá 195 metros, com remoção estimada de mil metros cúbicos de material. O início da intervenção está previsto para o final de janeiro, com prazo de execução de 30 dias e término esperado também para fevereiro.
O rio Guaió também receberá ações de limpeza no trecho que faz divisa entre Poá e Suzano. A expectativa é retirar cerca de quatro mil metros cúbicos de sedimentos, beneficiando os dois municípios. Nesse trecho, que possui 860 metros de extensão, os trabalhos devem começar em breve e têm duração estimada de cinco meses.

Os serviços de desassoreamento são realizados pela SP Águas, enquanto a Prefeitura de Poá ficará responsável pela conservação das áreas após as intervenções. As ações visam melhorar a vazão dos cursos d’água, reduzir pontos de alagamento, minimizar riscos de enchentes e proteger as áreas do entorno.

O Programa Rios Vivos tem como meta atender cerca de 250 cursos d’água em aproximadamente 150 municípios paulistas, fortalecendo a atuação conjunta entre o Governo do Estado e as prefeituras. Além do desassoreamento dos córregos em parceria com o governo estadual, a administração municipal atua simultaneamente em diversas frentes para combater enchentes, como a identificação e limpeza de pontos de descarte irregular de resíduos, capinação e roçagem de vias públicas, varrição, tapa-buracos e recuperação de áreas degradadas.