PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Boa notícia: criança de dois anos de Suzano, internada em Mogi das Cruzes, consegue vaga em UTI infantil de São Paulo e aguarda transferência

O menino Gael Henrique Soares, de dois anos, morador de Suzano, internado desde a última sexta-feira (16) no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, após ser diagnosticado com miocardite aguda grave, conseguiu vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardíaca infantil no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital paulista. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo nesta quarta-feira (21) ao portal Hoje Diário.

Segundo a pasta, a transferência foi autorizada pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), o antigo CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), e a unidade de origem é responsável pelo transporte do paciente.

Em contato com a reportagem a mãe da criança, Dalva Soares de Oliveira, também confirmou a liberação da vaga. A previsão é de que o deslocamento aconteça por volta das 22h desta quarta-feira (21).

O caso

Gael começou a apresentar sintomas no dia 14 de janeiro, como dores intensas, vômitos, sudorese fria, palidez, prostração e dificuldade para ficar em pé. Ele foi levado inicialmente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista, em Suzano, onde passou por exames laboratoriais e recebeu alta médica.

Com a piora do quadro, a criança foi atendida no ambulatório infantil do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes no dia seguinte, mas novamente foi liberada após avaliação clínica.

No retorno ao atendimento médico, já em estado mais grave, um novo profissional revisou exames de imagem e identificou o aumento do coração, o que levou ao encaminhamento imediato para a emergência e à internação hospitalar no Hospital Luzia de Pinho Melo.

Durante a internação, Gael sofreu duas paradas cardíacas. Desde então, a família vinha fazendo apelos públicos pela transferência para uma unidade com estrutura especializada em cardiologia pediátrica.