A empresa Suzano S/A, que conta com um grande parque industrial na cidade de Suzano, encerrou 2025 com resultados positivos do Espaço Sustentabilidade. O projeto, desenvolvido nas unidades da companhia, atua como uma feira interna que permite a artesãos(ãs), agricultores(as) e pequenos(as) empreendedores(as) exporem e comercializarem seus produtos dentro da empresa. Apenas no estado de São Paulo, a iniciativa beneficiou direta e indiretamente mais de 1,4 mil pessoas e gerou mais de R$ 173 mil em receita para participantes de projetos sociais apoiados pela Suzano S/A.
A iniciativa está alinhada à estratégia social da companhia, que tem como uma de suas metas contribuir para retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza em suas áreas de atuação até 2030. Atualmente, o Espaço Sustentabilidade está presente de forma fixa nas quatro unidades da Suzano S/A no estado de São Paulo: Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes e Suzano.
Em 2025, o espaço, que funciona semanalmente nas fábricas de Suzano e Mogi das Cruzes, impulsionou a economia local com a comercialização de mais de 6,4 mil produtos. A ação movimentou mais de R$ 65,7 mil e beneficiou mais de 660 pessoas participantes nessas duas unidades.
Participantes da iniciativa destacam a importância do projeto. É o caso da artesã Elizabeth Clemente Melo, que trabalha com crochê há mais de 20 anos e, junto com o marido, Alécio Pereira Melo, integra o Espaço Sustentabilidade na fábrica de Mogi das Cruzes. Enquanto Elizabeth produz e vende peças em crochê, Alécio comercializa sabonetes, cremes artesanais e aromatizantes.




























