PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Unesp abre inscrições para cursos gratuitos de especialização nas áreas da saúde e educação

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas (CDeP3), abriu inscrições para cinco cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu voltados a profissionais das áreas da saúde e da educação. As especializações oferecidas são: Gestão em Saúde, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Gestão Escolar, Educação em Direitos Humanos e Educação para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

Com abrangência nacional ou estadual, os cursos serão realizados na modalidade de Educação a Distância (EaD), com atividades síncronas e assíncronas, sem a exigência de encontros presenciais. A participação é gratuita, sendo cobrada apenas a taxa de inscrição de R$ 20 para o processo seletivo.

Ao todo, são ofertadas 850 vagas, distribuídas entre as especializações. Desse total, 30% serão destinadas a ações afirmativas, contemplando pretos, pardos e indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, além de pessoas transgêneros e travestis. As inscrições seguem abertas até o dia 6 de fevereiro, e o resultado com a classificação dos candidatos será divulgado em 18 de fevereiro, conforme cronograma.

O curso de Gestão em Saúde, de abrangência nacional, é voltado a profissionais da área da saúde com graduação, tendo como foco o Sistema Único de Saúde (SUS).

Já as especializações em Educação de Jovens e Adultos, Educação em Direitos Humanos e Educação para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, todas de âmbito estadual, assim como o curso de Gestão Escolar, de abrangência nacional, são destinadas a profissionais da educação básica com formação em licenciatura.

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher o curso, o polo e a modalidade desejados, concorrendo exclusivamente às vagas selecionadas, sem possibilidade de alteração após a finalização do cadastro.

As vagas estão distribuídas em polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O processo seletivo simplificado terá como único critério a análise documental, que será realizada pela CDeP3.