As escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mogi das Cruzes e de Suzano estão com inscrições abertas e gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para a EJA Profissionalizante, voltadas a pessoas que não concluíram a Educação Básica no período regular.
A EJA do SESI contempla o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano). Já a EJA Profissionalizante, desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai), oferece, conforme disponibilidade e demanda, certificação profissional em cursos aos estudantes como Operador de Logística, Desenhista de Moda, Construtor de Alvenaria, Eletricista Instalador Residencial, Eletricista de Automóveis, Costureiro Sob Medida, Eletricista Instalador Predial, Controlador e Programador de Produção, Pintor Imobiliário, Auxiliar de Produção, Inspetor de Qualidade, Padeiro, Desenhista Técnico de Edificações, Armador de Estruturas de Concreto Armado, Vidraceiro, Carpinteiro de Formas e Instalador Hidráulico de Edificações.
Entre os principais diferenciais dos programas está o Reconhecimento de Saberes, metodologia que identifica e aproveita conhecimentos formais e informais já adquiridos pelos estudantes, possibilitando a redução do tempo necessário para a conclusão dos estudos. Além do conteúdo pedagógico, os alunos matriculados têm acesso gratuito às instalações de lazer dos Centros de Atividades do Sesi (CATs) em todo o estado.
As matrículas devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Sesi-SP https://inscricaonovaeja.sesisp.org.br/ até o dia 8 de fevereiro de 2026, para ingresso nas turmas com início previsto para 9 de fevereiro.
Denis Mathias Bicudo, Supervisor de Operações do Senai-SP, ressalta que a integração entre EJA e educação profissional permite que o aluno conclua a educação básica enquanto se qualifica para o mercado de trabalho, sem ampliar o tempo total de formação. Em ambos os programas, o tempo de conclusão pode chegar a até 12 meses, variando conforme as competências reconhecidas e a autonomia do aluno.
A estrutura curricular prevê 80% da carga horária em atividades não presenciais mediadas por tecnologia e 20% em encontros presenciais. A idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental é de 15 anos, enquanto para o Ensino Médio é de 18 anos.
Para estimular a conclusão do Ensino Médio e a qualificação profissional, especialmente entre jovens de 18 a 29 anos, o programa conta com o apoio do SEJA PRO+ Trabalho e Emprego. A iniciativa é desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), pelo Conselho Nacional do Sesi (CN-Sesi) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que irão conceder auxílio financeiro aos estudantes participantes.




























