PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Suzano divulga classificação geral do Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Administração de Suzano divulgou a classificação geral do Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização, que oferecerá até 400 vagas para munícipes entre 18 e 59 anos que estejam desempregados há, no mínimo, um ano.
Entre as vagas ofertadas, 3% foram destinadas a pessoas com deficiência (PCDs) e 5% a mulheres vítimas de violência. Os participantes selecionados irão desenvolver atividades práticas e participar de cursos de capacitação, com carga horária semanal de 30 horas, pelo período de um ano, podendo haver prorrogação por mais 12 meses. Durante esse tempo, será concedida bolsa mensal no valor de R$ 1.518,00, além de vale-transporte.

Como o total de inscritos chegou a 1.749 candidatos, superando o número de vagas disponíveis, a definição dos selecionados seguiu critérios estabelecidos, obedecendo à seguinte ordem: não ter participado anteriormente do programa; menor renda per capita, calculada a partir da divisão da renda familiar pelo número de integrantes; mulheres arrimo de família; maior tempo de desemprego; e idade mais elevada. Nos casos em que não houve apresentação de registro em carteira para comprovar o tempo sem trabalho, foi considerada a data de emissão do documento.

Os beneficiários participarão de ações de capacitação ocupacional e cidadania junto aos órgãos da administração direta e indireta do município. Todos estarão sujeitos a avaliações periódicas e controle sistemático, sendo exigida frequência mínima de 95% para a manutenção do benefício. A administração municipal ressalta que a concessão da bolsa não caracteriza vínculo empregatício com a Prefeitura de Suzano.

A lista completa pode ser consultada por meio do link https://bit.ly/ProgramaMunicipalSuzano. O documento também está disponível no site oficial da Prefeitura de Suzano https://suzano.sp.gov.br, acessando as abas “Transparência” e, posteriormente, “Imprensa Oficial”. As informações constam na edição número 19 de 2026, publicada na data mencionada.