PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Festa do Divino de Mogi das Cruzes ganha destaque em mostra no Museu de Arte Sacra de São Paulo; veja a programação

Neste sábado (07), a tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será celebrada na capital paulista com uma mostra especial no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), localizado no bairro da Luz, na rua Doutor Jorge Miranda, número 43, ao lado da Estação Tiradentes do metrô. A iniciativa possui parceria com a Associação Pró-Festa do Divino e ocorre desde 2015 no museu.

A programação tem início às 9h, com abertura oficial e bênção na capela do museu. Ao longo do dia, até às 16h, o público poderá participar gratuitamente de atividades que exaltam a cultura popular e a religiosidade da festa, como cortejo, apresentações folclóricas, música ao vivo e a montagem do tradicional Império do Divino. A organização disponibilizará três ônibus gratuitos, com saída às 6h30, em frente à sede da Associação Pró-Divino, localizada na avenida Francisco Rodrigues Filho, número 1232, na Vila Mogilar.

As vagas são limitadas e devem ser reservadas pelo telefone (11) 4790-6835. Os participantes também poderão deixar seus veículos estacionados gratuitamente no Tiro de Guerra, localizado ao lado da Associação, mediante o envio da placa do carro até esta quinta-feira (05), seguindo depois com o grupo de ônibus. Durante todo o evento, haverá uma mini quermesse, com venda de galinhada, tortinho, lanche de linguiça, doce de abóbora e bebidas. Café e a tradicional rosa sol, bebida típica da festa, serão oferecidos como degustação.

Em 2026, a Festa do Divino de Mogi das Cruzes terá como tema “Divino Espírito Santo, fazei de nós mensageiros da vossa Paz”. A celebração oficial no município será realizada entre os dias 14 e 24 de maio de 2026, sob a condução dos festeiros Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina, e dos capitães de mastro Maurício de Lima Ramos e Tavane Prado Rodrigues Ramos.

A programação da Mostra no Museu de Arte Sacra é a seguinte: às 9h, abertura e bênção na capela; às 10h, cortejo e apresentação do Grupo Folclórico (montagem do Império do Divino e Sairé); às 11h, abertura da exposição; às 14h, apresentação do Grupo Viola; e às 16h, encerramento.