O prefeito de Pedro Ishi anunciou, por meio das redes sociais, na tarde desta terça-feira (10), que a Prefeitura de Suzano contratou uma nova empresa para atuar de forma emergencial na coleta de lixo do município. Segundo o chefe do Executivo, a empresa começa a operar nas próximas horas.
O nome e os detalhes sobre a concessionária de lixo da cidade serão anunciados em uma coletiva de imprensa na Arena Suzano, no final da tarde.
No vídeo (assista abaixo), Pedro Ishi afirmou que a medida foi adotada para garantir a retomada do serviço, considerado essencial, após a paralisação da coleta registrada nos últimos dias. O prefeito também fez críticas à antiga concessionária responsável pela limpeza urbana, a Renova Suzano, que deixou de pagar os funcionários e interrompeu as atividades na última quinta-feira (05).
A paralisação da coleta de lixo levou a prefeitura a adotar uma série de medidas emergenciais, incluindo a mobilização de equipes próprias do município, a decretação de estado de calamidade ambiental e sanitária e a intervenção contábil e fiscal no contrato da concessionária.
Segundo a administração municipal, os repasses financeiros previstos em contrato estavam sendo realizados regularmente, mesmo diante da interrupção dos serviços e do atraso no pagamento de salários dos trabalhadores.
Segundo posicionamentos anteriores da administração municipal de Suzano, a contratação emergencial busca reduzir os impactos à saúde pública e evitar o acúmulo de resíduos nas vias da cidade, enquanto o município segue adotando providências administrativas e jurídicas em relação à concessionária.




























