Na Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma. Tempo ideal e adequado para um retiro espiritual, para a retomada da vida de oração e também da boa ação. Num mundo marcado por ndisciplina e barulho, intriga e cansaço, o coração humano busca agora descansar na paz e na concórdia, e a fonte de tudo isso é Deus! Sem Ele, nosso trabalho fica incompleto e nossa paz fica artificial e comprometida.
Crer em Deus é acreditar na força do amor que abre caminho, renova as energias e conduz o coração humano à verdade. A realidade que vemos, e o que experimentamos neste mundo, de certo modo, não é nem sombra da verdade absoluta que o Altíssimo quer nos comunicar. Em pouco tempo deixaremos para trás tudo que temos, os cargos que ocupamos e as pessoas que conhecemos e amamos.
Tudo passa e se renova, tudo muda e se transforma. O Ser humano se ilude facilmente e se esquece da própria transitoriedade da sua existência. Deus nos convida neste tempo favorável a nos atermos ao que é essencial e permanente, ou seja, a buscarmos as coisas do alto. Se cada um de nós estiver bem com Deus, consigo e com outro, a esperança conduzirá nossos propósitos e projetos. Não nos percamos na altivez dos problemas e das preocupações, mas confiemo-nos em Cristo, nosso Senhor e Salvador. Concluo, com esta singela oração, para rezarmos ao longo deste itinerário quaresmal:
Ó Deus Uno e Trino renovai meu coração e minha vida, minhas palavras e obras para que eu consiga servir-Te e amar-Te em cada irmão e irmã.
Ajudai-me a ver o teu amor na Paixão, Morte e Ressurreição de Vosso Filho, para perseverar mesmo quando a cruz estiver pesada.
Ajudai-me a observar tenazmente os compromissos quaresmais para celebrar esse mesmo amor no meu dia a dia.
Pai Santo, mandai sobre mim o vosso Espírito, para que com Cristo, vosso Filho e nosso Senhor, alcance uma sincera conversão.
Ensinai-me a viver a graça do meu Batismo, morrendo para o que não é teu e vivendo para o que é vosso.
Enfim, que a tua Santa Palavra me conduza para uma vida nova na Páscoa! Amém!
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).



