Na última sexta-feira (13), a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Primorosa Jorge do Nascimento recebeu o lançamento do programa Mais Ciência na Escola, iniciativa da Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com o Instituto Federal.
O projeto tem como objetivo incentivar o conhecimento científico e a educação digital nas escolas de ensino fundamental (anos finais) da rede municipal.
Serão investidos cerca de R$ 100 mil em cada escola participante, que, na cidade, são a Emeb Helmuth Herman Hans Louis Baxmann (avenida Imperial, número 65, no Parque São Francisco), Primorosa Jorge do Nascimento (rua Tapiras, número 100, na Vila Santo Antônio) e Maria Inês Batista (rua Prefeito Takume Koike, número 77, no Núcleo Itaim). Cada unidade receberá uma Sala Maker, espaço voltado ao desenvolvimento de competências em robótica, comunicação social, informática, entre outras áreas tecnológicas.
Na Emeb Baxmann, o espaço oferecerá ferramentas e equipamentos voltados para o design e a prototipação de soluções criativas. A proposta é incentivar os alunos a desenvolverem projetos práticos que promovam impactos sociais, conectando a inovação ao bem-estar da comunidade.
Já na Emeb Maria Inês, a Sala Maker será direcionada às áreas de comunicação, capacitando os estudantes para a produção de podcasts, desenvolvimento de websites e exploração de ferramentas de programação, estimulando o protagonismo midiático e social dos jovens.
No caso da Emeb Primorosa, os estudantes terão contato direto com robótica e codificação, desenvolvendo projetos tecnológicos que incentivam o pensamento lógico e a criação de soluções inovadoras para problemas do cotidiano.
O programa também prevê o pagamento de bolsas de estudo para 10 alunos de cada unidade escolar. Esses estudantes atuarão como monitores e compartilharão os conhecimentos adquiridos com os colegas, com o acompanhamento de um professor responsável, que também receberá bolsa de pesquisa.



