Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou, nesta quarta-feira (15), uma nota informando que quatro estados brasileiros já registraram casos da doença de Half, conhecida como “urina preta”. Segundo a pasta, a infecção pode estar relacionada ao consumo de peixes, mariscos e crustáceos.

A Bahia foi o estado com mais registros da doença, sendo um total de treze confirmados e outros cinco ainda em estudo. Amazonas, Pará e Ceará também registraram casos. De acordo com o Mapa, todos os casos foram notificados e estão sendo acompanhados por epidemiologistas do Ministério da Saúde, junto dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

“Pesquisas sobre os possíveis agentes causadores estão sendo realizadas pelo LFDA e o IFSC, a partir das amostras coletadas dos alimentos consumidos, bem como de material biológico dos próprios pacientes acometidos. Por ter sido registrada em diversos biomas (rios, lagos, mares etc) e espécies, não é possível, até o momento, determinar, com base nos casos analisados, os ambientes e animais envolvidos”, informou a nota.

A doença da urina preta, como é comumente chamada, deixa a pessoa com sintomas de rigidez muscular, associado ao escurecimento da urina, deixando-a escura, resultado de uma insuficiência renal, podendo levar o infectado a morte. Os sintomas geralmente se manifestam 24 horas após o consumo do peixe cozido, lagostim ou outros frutos do mar contaminados.
“A enfermidade é considerada emergente e, por ter origem desconhecida, enquadra-se como evento de saúde pública (ESP), sendo considerada de notificação compulsória”, diz a nota do Ministério da Agricultura.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui