Foto: Reprodução/Canva

O governador João Doria anunciou, nesta quarta-feira (03), que pretende acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos a partir de 1º de dezembro. A data, segundo ele, ainda é uma previsão e está sujeita a mudanças.

Segundo Doria, a medida é possível graças a redução de número de mortes, que teve queda de 93% no estado desde o início de abril de 2021. Em outubro também foi o mês com menos mortes desde abril de 2020, início da pandemia.

Segundo o coordenador executivo do comitê científico, João Gabbardo, o indicadores permitem uma certa previsão da liberação do uso de máscaras. “Se continuarmos com esses indicadores em queda, é possível atingirmos esses indicadores até a última semana epidemiológica do mês de novembro e, para o início do mês de dezembro, é possível que haja a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e sem aglomeração”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde, para desobrigar a proteção, é necessário que 75% da população do estado vacinada já esteja completamente imunizado contra a Covid-19; deve haver menos de 1.100 novos casos registrados por dia, um índice de internações diárias abaixo de 300 e no máximo 50 mortes diárias.

São Paulo já tem 83% da população já imunizada com pelo menos uma dose da vacina e 68,50% com o esquema vacinal completo, além de 800 novos casos e média móvel de 400 internações diárias, e 63 óbitos por dia. Ainda assim, Gabbardo alerta que a previsão pode alterar se a falta de máscara começar a aumentar a taxa de transmissão no estado.

Apesar de Gabbardo não ter fixado uma data para a liberação, Doria anunciou o dia 1º de dezembro como a projeção assumida pelo governo estadual. Doria também lembrou que o uso de máscaras é obrigatório por lei até 31 de dezembro deste ano, apesar da perspectiva de liberação.

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, também disse que a liberação das máscaras ocorrerá de forma gradual, iniciando com desobrigação em locais abertos sem aglomeração, depois em ambientes abertos com aglomerações. Por fim, seria com o fim da obrigação em ambientes fechados.

Ele, porém, ainda destacou a importância do uso da proteção, que somada a vacinação, impediu que houvesse uma terceira onda da pandemia em setembro. O governador João Doria ainda ressaltou que o uso de máscaras é obrigatório por lei até 31 de dezembro deste ano, independentemente da flexibilização.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

(Matéria com informações da Folha de São Paulo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui