Ao visitar um enfermo, ele me disse: ‘Padre, eu só queria poder beber água’. Devido o seu quadro clínico ele só podia molhar a língua. Ele entendia e aceitava a sua debilidade, a sua enfermidade, mas não aceitava a recomendação dos médicos de que por um tempo não poderia beber água. No fim das contas acabou falecendo com seus 40 e poucos anos. A água para ele naquela ocasião, representava não somente sua necessidade, mas seu desejo, sua súplica, sua oração realizada, sua felicidade. O pouco representava muito, talvez o tudo.

Esta é apenas uma, entre tantas histórias que vimos e ouvimos nas visitas aos enfermos, às famílias e nos atendimentos particulares. Quando podemos fazer tudo, não nos damos conta do quão importante é viver e conviver, ter saúde, trabalhar, se divertir etc. A vida é cercada de bençãos. Concebê-la como um dom atenua o peso das dificuldades que a paralisam, que a ferem. Há sempre bons ventos que impulsionam a nossa vida e a tornam mais intensa. Mas há também tempestades e problemas que a fazem sangrar e pesar.

Mas uma coisa é certa: precisamos de pouco para sermos felizes! Carregamos fardos que não precisaríamos carregar. Criamos e supervalorizamos problemas que não precisaríamos criar, nem carregar.

A vida é frágil e complexa, bela e valiosa. Por isso precisamos nos entender com ela e curtir cada passo, cada conquista, cada aprendizado, cada amizade. Não precisamos perder para valorizar. Ainda há tempo de perdoar, amar, relevar e aperfeiçoar. A nossa condição muda, a nossa estrutura muda, as nossas amizades mudam, a nossa família muda, mas é fundamental manter o espírito de busca, de aprendizado e de descoberta.

Há quem reclame das pedras, mas há quem as utilize para construir. Agradeça a Deus por cada situação difícil, por todas as provações e tribulações. Elas são inerentes a nossa condição. Quando se multiplicam as dificuldades surgem a criatividade, a sabedoria, o aprendizado. Não se trata de um culto à dor nem ao que é difícil, mas de encontrar as saídas em meio aos embates da vida as saídas, encontrar o melhor caminho e as soluções que tanto precisamos. E em relação a vida e suas dores, Jesus Cristo é especialista. Deus vos abençoe. Força e paz a todos!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui