Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

O Semae (Serviços Municipal de Águas e Esgoto), junto da Prefeitura de Mogi das Cruzes, intensificou suas ações de reparo de vazamentos por toda a cidade, como parte da campanha de consumo consciente da água no município. A empresa também passou diversas recomendações de como evitar desperdícios em meio a pior crise hídrica dos últimos 90 anos em todo o Brasil.

Atualmente, o Cantareira, o maior reservatório da região que abastece mais de 7,2 milhões de pessoas, esteve na última semana operando em faixa de restrição com 28,5%. Já em setembro, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), do governo federal, emitiu um alerta de emergência hídrica para São Paulo, devido ao baixo nível de chuvas.

Por causa disso, o Semae intensificado ações para diminuir o uso e o desperdício de água. Segundo a autarquia, o combate aos vazamentos na cidade de Mogi das Cruzes aumentou em 45% na média mensal, sendo mais de 967 reparos desde janeiro de 2021. Esse número é devido a maior inspeção das ruas e áreas da cidade que possam enfrentar algum tipo de vazamento.

Em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes o Semae pede que os munícipes se engajem na luta para economizar água e também para informar a empresa em casos de vazamentos de água em suas ruas. As recomendações feitas pela autarquia são simples, como desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, que pode economizar até 80 litros de água.

Outra medida que pode ser tomada é fechar a torneira enquanto escova os dentes ou utilizar um copo, já que a torneira aberta por muito tempo pode consumir cerca de 75 litros de água. Fazer lavagens de roupas quando a máquina estiver cheia e utilizar baldes para lavagem de carros e regador para as plantas ao invés de mangueira são outras medidas que evitam o desperdício de água. E sempre que possível também é recomendável reutilizar a água e não utilizar o vaso sanitário como lixeira, o que pode prejudicar o encanamento, causando novos vazamentos.

Caso o munícipe identifique uma área com vazamento em sua casa, ligue 115 para que o Semae possa fazer o reparo.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui