PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“As vantagens do Pix para empreendedores”, por Robinson Guedes

Lançado em outubro de 2020, o Pix é um sistema de pagamentos e transferência de dinheiro que revolucionou o mercado financeiro no último ano por ser acessível, de fácil manuseio e oferecer um sistema que funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

Com a possibilidade de pagar suas contas, transferir valores a qualquer hora e sem custo adicional, como acontece ao fazer um DOC ou TED, o Pix rapidamente caiu nos gostos da população, que se torna menos dependente do dinheiro físico e tem mais liberdade na hora de quitar alguns pagamentos, sem ter que ir a agências bancárias ou caixas eletrônicos para fazer as transações.

Muito além de ser benéfico para a população geral, o Pix tem se mostrado uma ótima opção para os micro e pequenos empreendedores, a começar pela rapidez com a qual as operações ocorrem. Após efetuado o pagamento, o valor cai segundos depois na conta bancária do recebedor, um processo mais fácil, ágil e que facilita para os empresários fazerem balanços de fluxo de caixa.

Para donos de pequenos negócios e prestadores de serviços, a modalidade também se mostra mais efetiva que outros meios tradicionais de pagamento, como cartão de crédito ou débito, por conta da ausência de taxas. A cada transação feita com um cartão é cobrada uma taxa que afeta diretamente a margem de lucro do empreendedor. Além disso, é gerado um gasto mensal fixo, pois muitas vezes as máquinas são alugadas o que também é um fator que pode prejudicar a longo prazo o empresário.

Outra grande vantagem do uso do Pix nos seus negócios é a facilidade. Com um celular e o aplicativo do banco, já é possível receber os valores, verificar em tempo real seu saldo bancário e fazer as suas próprias transferências, o que evita burocracias. Nas transações feitas via Pix, é gerado um comprovante de pagamento, o que também garante maior segurança aos clientes.

O principal aspecto que coloca o Pix como uma boa opção para os empreendedores, além da agilidade e ausência de taxas, é a adesão das pessoas. Uma vez popularizado, a modalidade caiu nas graças de boa parte da população que tem utilizado cada vez mais o serviço e busca locais que aceitem o pagamento digital.

Adequar-se às novas tecnologias é uma forma eficiente de fazer seu negócio crescer, seja por criar mais entrosamento com os clientes, já que oferece uma forma de pagamento que eles confiam e usam cotidianamente. Dessa forma, o relacionamento com o consumidor melhora e ajuda a criar uma boa lembrança da sua marca, produto e serviços.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)