PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Como empreender no Natal”, por Robinson Guedes

O Brasil tem batido recordes quanto ao surgimento de novos negócios e os micro, pequenos e médios empreendedores devem estar atentos às oportunidades de fazerem seus negócios crescerem e se fixarem no mercado. Com o Natal chegando, muitas pessoas estão indo às ruas para fazerem compras para as festas de fim de ano, o que faz deste um momento promissor para o fortalecimento de sua marca, fidelização de clientes, além da conquista de novos consumidores ativos.

Antes de mais nada, é importante ter um bom planejamento financeiro para essa época. Somente assim é possível traçar metas e objetivos realistas a serem alcançados nesse momento de grande movimentação nos negócios, além de te dar a possibilidade de se planejar para eventuais emergências que possam ocorrer, como débitos inesperados, reparos ou compra de ferramentas de trabalho, assim como para eventuais reposições de estoque ou aquisição de produtos novos.

O planejamento e contabilidade para o mês de dezembro também são fundamentais para garantir um bom funcionamento dos negócios nos próximos meses. Com a possibilidade de o início de 2022 ser mais fraco para alguns segmentos, ter controle das despesas e quais foram os lucros na época das festas podem ajudar a montar uma reserva de emergência que pode ser usada em momentos com menor fluxo de caixa, de modo a não comprometer sua loja ou prestadora de serviços.

Além de questões financeiras, os empresários devem criar estratégias para atrair maior público e prospectar novos clientes a partir do período de festas. Quem possui um estabelecimento físico pode investir em decorações natalinas como forma de chamar a atenção e oferecer um ambiente divertido e acolhedor aos consumidores, o que cria uma boa lembrança de marca, um aspecto fundamental para fidelizar os clientes antigos e trazer novas pessoas para sua loja.

Os empreendedores também devem usar e abusar da data para criar serviços e produtos personalizados, que podem mostrar ao mundo a criatividade da sua empresa, a capacidade de adaptação a novos momentos, bem como a disponibilização de artigos exclusivos à clientela.

Outro grande aliado das vendas natalinas é a internet. Estar presente nas redes sociais, em especial com uma programação temática de Natal, gera a humanização da marca, o que a aproxima dos consumidores, além de estar assiduamente na vida das pessoas, por meio do feed de notícias do Facebook ou Instagram. Ter um site próprio ou realizar vendas por meio de plataformas eletrônicas também são uma ótima estratégia, por oportunizar que pessoas de qualquer lugar do país, talvez até do mundo, possam interagir com a empresa e adquirir o produto ou serviço.

Em meio a crise econômica, é preciso se manter criativo e aproveitar as épocas que apresentam um maior volume de vendas e consumo. O Natal e Ano Novo podem ser um bom começo para quem quer se fixar no mercado e fazer um bom caixa para o próximo ano.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)