PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Idade mídia”, por Luci Bonini

A Idade Média é o período da história europeia desde o colapso da civilização romana no século V d.C. até o período da Renascença.

Durante a Idade Média, o poder da Igreja foi muito controlador do comportamento humano, das crenças e da ideologia dominante. Existem histórias de reis que se rebelaram a esse poder, mas não vou me enveredar por esse caminho.

No final da Idade Média, teve início a Santa Inquisição, um processo estabelecido dentro da Igreja Católica para erradicar e punir a heresia em toda a Europa e nas Américas. Ela também ficou conhecida como Santo Ofício e começou no século 12 e continuou por centenas de anos. Em alguns países, ou localidades, os processos atravessaram os séculos, em alguns países chegou até o século XVII. A Inquisição é famosa pela severidade de suas torturas e sua perseguição a judeus, muçulmanos, pessoas que discordavam da igreja e, até mesmo, inocentes, que eram acusados infundadamente por pessoas influentes, pelo simples fato de querer perseguir, de “não ir com a cara”.

O título do meu texto não está errado, é Idade Mídia mesmo. A humanidade parece que comete os mesmos erros com o passar dos tempos.

Temos visto, há algum tempo, perseguições semelhantes, utilizando os mesmos métodos. Vejam por exemplo o cancelamento nas redes sociais, pessoas sendo perseguidas por sua ideologia, por suas crenças, por seus ideais políticos.

A cor do cabelo, dos olhos, da roupa…. a cultura… a descendência… questões culturais de cada região, questões étnicas, que são tão valiosas para um grupo, passam a ser ridicularizadas por pessoas que sequer conhecem o próprio umbigo.

Vídeos e frases que destilam o ódio, desejam a morte, distorcem fatos importantes criam narrativas errôneas que acabam convencendo pessoas cujo nível educacional é frágil, pessoas que têm “lacunas na própria ignorância” como dizia um professor meu.

No mundo, as perseguições religiosas e políticas persistem, há exemplos na China, na Índia, no Paquistão e em países árabes, por exemplo.

Discussões infundadas criadas por “digital influencers” têm sido uma constante para criar confusões e cancelamentos.

Se, na Idade Média, membros da igreja e das cortes europeias, principalmente, perseguiam seus desafetos e criavam o pânico e o medo, hoje os perseguidores estão em outras instâncias de poder: seja no Estado, seja no mundo digital.

Concluindo, a humanidade nunca mudou, evoluímos tecnologicamente, a ciência caminhou e curou inúmeras doenças, o ser humano tem acesso a mais informações, mas se comporta como na Idade Média: sejam os donos do poder, seja o povo.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)