PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Segurança em primeiro lugar”, por Rebeka Assis

A pandemia mudou a nossa visão em vários aspectos, e a nossa relação com as compras foi uma delas.
Uma pesquisa realizada pela ConQuist Consultoria levantou que cerca de 71% dos entrevistados passaram a preferir as compras virtuais e, o que é uma boa notícia para o ecommerce, é uma notícia melhor ainda para os golpistas.

“Rebeka, você está dizendo pra eu não comprar pela internet ou app?”
Longe disso. Eu mesma prefiro uma compra online e sei que a internet traz uma variedade maior de opções e preços, além da comodidade de resolver as coisas estando em casa.

Exatamente por isso que, neste texto, trago três dicas de ouro para cuidar dos seus dados pessoais na hora das compras na web (ou qualquer outra atividade virtual):

1 – Proteja a sua imagem: para evitar que desconhecidos tenham acesso (e usem) a sua foto no WhatsApp, basta permitir que apenas os seus contatos vejam o seu rostinho bonito. Para isso, basta acessar a privacidade da sua conta na parte de configurações;
2 – Seja sincero(a) consigo mesmo (a): eu sei que promoção é sempre bom, mas tudo tem um limite. Caso você receba um link para participar de alguma promoção como “faça um cadastro e receba 5 cremes em casa”, não forneça os seus dados. Esse é um tipo de golpe comum para obter informações como RG, CPF e endereço das pessoas;
3 – Conheça seus parentes: entra ano, sai ano e aquele velho golpe da mensagem “meu carro quebrou. Pode transferir XX reais pra mim, por favor?” ainda faz vítimas. Com histórias cada vez mais convincentes, golpistas se passam por parentes ou amigos e pedem valores em dinheiro, para resolver uma situação de emergência. Então converse com seus parentes e defina uma forma de agir, caso alguém se depare com uma situação urgente… de verdade.

Eu sei que parecem dicas simples, mas são informações que ajudam a evitar um golpe. Faça a sua parte e espalhe a informação!
Estarei aqui aos domingos, quinzenalmente, para falar sobre LGPD e Direito do Trabalho, para trabalhadores e comerciantes. Envie o seu comentário, dúvida ou sugestão através do Instagram (@rebeka_assis18) ou e-mail (rebeka.assis@outlook.com)
Será um prazer falar sobre o tema de seu interesse! Até mais!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)