PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Rezemos pela Ucrânia”, por Padre Claudio Taciano

Não há quem não tenha ficado perplexo, assustado e indignado com tudo que está acontecendo na Ucrânia. Uma guerra absurda e desnecessária. Um país com mais de 40 milhões de habitantes; destes, 1.7 milhão já fugiram da Ucrânia, e outras centenas de civis já morreram. É um pais europeu, fica ao leste do continente e em tamanho a Ucrânia só perde para a Rússia. Por aí podemos concluir sua importância.

Em relação a pandemia, foram mais de 100 mil ucranianos que morreram de Covid-19. Devido a guerra, já se fala em falta de oxigênio para o tratamento de alguns pacientes infectados com a doença. Rios de sangue, suor e lágrimas correm por este vasto e destemido país.

A ignorância, o autoritarismo e a ambição não cessam de fazer vítimas pelo mundo afora. Quem não imaginou que sairíamos da pandemia mais humanos e fraternos? Mas as cenas de horrores continuam a nos assustar. Infelizmente, a violência também não é uma realidade distante de nós. O medo da violência, está presente nas grades e muros erguidos em nossas casas. A violência doméstica disparou com o advento da pandemia e junto com ela, também outros problemas sociais.

Todo este cenário de filme de terror, longe de nos desanimar e/ou fazermos desacreditar de tudo, deve nos impulsionar para que em cada ambiente e em cada coração seja plantada a semente do amor e da compaixão. Precisamos que as nossas famílias, as nossas escolas e cidades sejam lugares de promoção humana. Precisamos reaprender a conviver. Pois, sem essa convivência leal e fraterna, poderemos ser também arautos e instrumentos do caos. Gentileza gera gentileza.

Todos sabemos que, em um ambiente ácido e hostil, a compaixão e o respeito são ignorados e deixados de lado. Mas ainda assim, não duvidemos da força da paz, da justiça e do amor para o aperfeiçoamento das nossas relações interpessoais e para o desenvolvimento social e econômico das nossas nações. Não desanimemos! Que Deus nos abençoe.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)