PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Como empreender no meio de prestação de serviços”, por Robinson Guedes

Quando se fala de empreender, a primeira coisa que vem à cabeça de muitos é o setor de comércio, seja ele em atacado ou varejo. De fato, o meio de comercialização de produtos representa uma boa fatia do meio empresarial. No entanto, o empreendedorismo não se limita à oferta de itens ao público, o meio de prestação de serviços tem crescido exponencialmente, mesmo com as incertezas herdadas pela pandemia de Covid-19 e os efeitos globais da Guerra na Ucrânia.

De acordo com dados do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla original em inglês), levantados pela empresa S&P Global, referentes ao crescimento dos negócios, o Brasil teve um PMI de serviços de 58,1, um avanço de 4 pontos em relação ao mês anterior. Além disso, esse é o valor mais elevado desde junho de 2007 quando o índice brasileiro chegou a 58,4. O avanço do setor de serviços também é sentido pelos empresários. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), por meio do estudo Índice de Confiança Empresarial mostrou que houve um avanço de 0,7 pontos nos indicadores de otimismo quanto à recuperação econômica do país.

Com a possibilidade de sucesso, o meio dos serviços tem se mostrado um ótimo nicho para investir. Seja por conta de uma habilidade, formação ou competência, o empreendedor tem inúmeras oportunidades de abrir uma empresa e fazê-la prosperar a partir das necessidades de seus clientes e de seus talentos e serviços oferecidos.

Um meio que ganhou muita notoriedade durante a pandemia e se mantém forte é o de saúde e bem-estar corporal. Com o tempo livre em casa e o aumento do sedentarismo, profissionais que oferecem serviços em pacotes ou de modo personalizado ganharam espaço e uma grande clientela, pois há um mundo de possibilidades.

Instrutores de yoga e personal trainers podem oferecer pacotes com aulas a um preço fixo, de modo presencial ou à distância, dependendo da disponibilidade do aluno. Outro serviço que tem feito sucesso por dar grande comodidade ao cliente e por facilitar a vida de quem quer mudar de dieta é o de marmitas congeladas, onde o empresário pode vender um determinado número de refeições já prontas a pessoa, sendo que o meio que mais fez sucesso foi o de alimentos veganos e vegetarianos.

Já no âmbito da educação, professores de disciplinas das bases comuns, como matemática, português, entre outros, ou até de assuntos mais específicos, como idiomas, instrumentos musicais ou costura, podem oferecer pacotes de aulas intensivas, reforços ou, até mesmo, sessões para tirar dúvidas dos estudantes a preços populares.

E a prestação de serviço ainda vai além e engloba um dos mercados mais rentáveis atualmente: beleza e cosméticos. Maquiadores, cabeleireiros, designers de sobrancelhas, manicures, esteticistas, barbeiros e muitos outros profissionais, podem fazer sucesso e ganhar notoriedade entre os empreendimentos locais por prestarem serviços de qualidade.

Na hora de escolher qual será o seu nicho, é importante considerar qual o seu objetivo, seu local de atuação, público-alvo e onde quer chegar. Estudar onde será o seu estabelecimento é fundamental e vai te ajudar a pensar em estratégias de marketing e divulgação, preços, identidade visual e até mesmo em pacotes de serviços a serem oferecidos. Com uma meta clara, um bom planejamento financeiro e o aperfeiçoamento pessoal, os novos empreendedores têm a chance de mudar de vida, usando de suas habilidades prévias.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)