PUBLICIDADE

Vamos falar de magia? Há alguns anos eu dava aulas sobre origem das palavras, e vários alunos queriam saber a origem de várias palavras, uma delas era a palavra mágica ABRACADABRA.
Como muitas palavras que acabam sendo usadas por várias culturas, muito difícil saber com exatidão de onde vem, mas vamos ver algumas hipóteses.

PUBLICIDADE

Há alguns filólogos que acredita que esse vocábulo tem origem hebraica: uma corruptela da expressão ebrah k’dabri, que significa “eu criarei enquanto falo”, ou seja, que o ato da fala criará novas realidades. Parece mágico mesmo!

Se realmente for esta a origem, parece que está em sintonia com a noção cabalística de que as palavras e letras do alfabeto hebraico têm o poder de criar. A frase: “No princípio era o verbo e o verbo era Deus, faz sentido.”

Há ainda outras histórias, uma delas conta a história de um médico ou um curador que usou essa palavra escrita formando um triângulo, num pedaço de tecido, amarrado ao pescoço com a finalidade de curar febres. Isso, segundo historiadores, lá pelos idos do século II, no Império Romano.

Uma outra provável origem dessa palavra vem de alguns bruxos do século X e XI, segundo esses místicos, a palavra abracadabra era uma forma de esconder a bruxaria dos Inquisidores. AbrAcAdAbrA, ou seja, a letra A que aparece cinco vezes na palavra, simbolicamente representa a estrela de cinco pontas que eram usadas como símbolo de poder.

Assim, concluindo, a palavra abracadabra tem muitos mistérios, tal vez ela seja mágica mesmo. Se alguém souber de mais algum, pode me falar!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui