PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Mercado da sazonalidade”, por Robinson Guedes

As primeiras semanas de abril são marcadas pela Páscoa. Coelhos para todos os lados, chocolate e muitas promoções em todo o comércio, em especial no meio alimentício e de confecção de ovos e barras de chocolate artesanais. Mas com o fim das semanas do coelho, os empreendedores de todos os segmentos já começaram a se preparar para a próxima data e a divulgar seus produtos e serviços pensando no Dia das Mães, que acontece em 8 de maio.

A antecipação é necessária. De acordo com uma pesquisa feita pela All In, uma empresa que reúne dados sobre o consumo, 38% dos consumidores já estão em busca de ofertas e pesquisando os preços para comprar o presente do Dia das Mães. O levantamento também mostrou que 49% dos compradores fazem a procura pelos melhores preços nos meios online e também nas lojas físicas, de modo antecipado, para que consigam o presente perfeito, sem ter prejuízo financeiro e sem deixar para a última hora.

Com o interesse claro da população em adquirir os produtos de modo antecipado, os empreendedores devem se preparar e criar estratégias para impulsionar suas vendas sazonais, baseado em seu nicho de atuação, local onde está baseado e, principalmente, em seu público-alvo.

Nesse momento, a criatividade é o que manda. Quem está no meio alimentício, em especial, os restaurantes e cafés podem oferecer a reserva de almoço, jantar ou café da tarde para tornar o dia ainda mais especial. Quem trabalha no meio da beleza pode criar um pacote especial com preço reduzido para quem reservar um dia de manicure e pedicure com antecedência. O mesmo pode se aplicar às confeiteiras que podem criar kits com doces e bolinhos especiais, pensados para agradar às mães-formiga, com valores diferenciados e um desconto progressivo, caso o cliente compre vários itens.

Já no meio do comércio, as possibilidades também são infinitas. É possível criar promoções com descontos em produtos selecionados para o Dia das Mães, fazer ofertas diárias em possíveis presentes ou ainda oferecer “kits” com produtos especializados para agradar as mamães.

Além do calendário, é importante usar a data para criar condições favoráveis aos seus clientes em potencial. Com um pacote de descontos que seja benéfico ao bolso do comprador e traga lucro ao negócio, unido a um marketing que reforce o valor do presente e da data em si podem atrair os olhares de muitos e aumentar o fluxo de caixa do estabelecimento.

Aproveitar datas comemorativas é uma forma de atrair novos clientes, fidelizá-los e movimentar o caixa em períodos considerados mais mornos para os empreendedores. Além do Dia das Mães, é importante estar atento aos dias importantes para o segmento. Por exemplo, as papelarias podem usar o Dia da Educação para promover descontos aos estudantes e profissionais do meio, enquanto as livrarias podem comemorar o Dia do Livro ou a semana da Bienal do Livro para impulsionar suas vendas.

Empreender requer criatividade, olhar crítico, e acima de tudo, cuidado com o público. Usar datas especiais para vender é essencial para a sobrevivência do comércio e prestação de serviços. Usar de técnicas que acolham a clientela escolhida, humanizar a marca, fazer publicidades relacionáveis com as quais as pessoas se identifiquem pode trazer ótimos frutos em todos os segmentos.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)