PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A vida é dom e contradição”, por Padre Claudio Taciano

Viver é um desafio! Somos provados, testados e inquiridos em tantas ocasiões e situações. Surpresas boas e negativas fazem parte da nossa rotina e história, elas mudam radicalmente nosso universo astral, nossas ações e reações, nossos pensamentos e sentimentos. Dada a nossa limitação, não podemos medir matematicamente a extensão dos nossos sonhos e desejos, nem categorizar e catalogar a multiplicidade dos nossos pensamentos.

Muitas coisas vêm e vão. A vida não segue a ciência exata, a lógica. Há momentos que parece que tudo está pelo avesso e que não pertencemos a este mundo. Como bem sabemos, podemos fazer tudo certinho e isso não nos garantirá dias fáceis. O espiral de dor e sofrimento não poupa nem os pequenos nem os anciãos.

Em relação ao sofrimento todos estamos na mesma condição e nivelação. Podemos reagir de modo diverso frente ao sofrimento vivido, mas isso não deixa de ser uma experiência “dolorosa” comum a todos nós. Os hospitais estão cheios de crianças que lutam pela vida e na “rua” há tantos adultos que fazem pouca conta da sua vida e da vida de outros.

Essa contradição poderia nos ensinar a ter mais humildade e humanidade, mas o egoísmo nos torna cegos, surdos e pior, totalmente fora da realidade e da verdade. Ninguém precisou nos ensinar a chorar e a sorrir, esses instintos nos mostram os dois lados da vida. Viver é um risco e também uma dádiva. Assim sendo, tenhamos a humildade para sermos mais fraternos; para reconhecermos os próprios limites e aprendermos, portanto, mais com as diversas situações vividas. E enfim, com a ajuda de Deus, tenhamos a grandeza e a sabedoria para olharmos além do que vemos, ouvimos e sentimos.

Que Deus nos abençoe sempre.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)