PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“O valor da comida”, por Robinson Guedes

Não há nenhum segredo: a quarentena trouxe novos desafios para a população que tiveram de ser enfrentados de frente e com muita coragem, o desemprego foi o maior deles. Com demissões em massa, incertezas e um cenário econômico instável, muitos se jogaram de cabeça no empreendedorismo e em um nicho que tem tudo para prosperar: alimentação.

Os negócios com comida apresentam inúmeras possibilidades que podem, a curto e longo prazo, garantir o sustento do empresário. Esse segmento também permite a exploração de outras modalidades de venda, o que promove renovação constante do cenário.

Os modos de comércio são muitos. É possível efetuar a venda de modo presencial, investir em um estabelecimento próprio ou até mesmo vender de porta em porta ou nas regiões mais movimentadas das cidades. Com um bom produto e o carisma para vendas, é possível fazer sucesso e conquistar uma clientela cativa.

As possibilidades quanto aos produtos oferecidos também são mais vastas do que se imagina. A começar com a fabricação artesanal de alimentos. Confecção de pães e biscoitos artesanais tem crescido muito. Com a vontade de comer mais saudável e alimentos mais frescos torna esse meio muito rentável. Além disso, o pão nosso de cada dia nunca sai de moda, o que torna a panificação um meio promissor.

Outro segmento que só cresce é a confeitaria, já que um bom docinho conquista qualquer um. Bolos, tortas, churros e docinhos de festa em geral são muito atrativos e chamam a atenção de todos. Bolos de pote bem recheados são uma preferência nacional, então quem tem uma boa mão para doce pode facilmente investir na confeitaria.

E uma receita tipicamente brasileira que tomou conta e se tornou um meio de negócios a parte é o brigadeiro. Hoje é possível encontrar estabelecimentos que são especializados em comercialização de brigadeiros gourmet com inúmeros sabores, tamanhos, confeitos e muito mais. Começar vendendo brigadeiros simples pode ser o início de um grande negócio, se feito com organização e dedicação.

Vale lembrar que, como qualquer empreendimento do meio alimentício um bom planejamento financeiro é fundamental, além de um investimento constante nos produtos. Testar quais os melhores ingredientes, as embalagens mais adequadas e que mais transmitam a alma do seu negócio e comprar maquinário para facilitar a confecção dos doces é algo quase que diário, mas que pode ser a chave para o sucesso.

Aos entusiastas da cozinha, também é importante lembrar das normas sanitárias e de higiene. Entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município é uma ação simples que pode fazer toda a diferença no futuro do negócio, que vai atuar de maneira ética e correta, prezando pela saúde pública e pelo manejo correto de itens comestíveis. Com possibilidades infinitas, de brigadeiros gourmet a marmitas congeladas, o segmento da alimentação é um dos mais certeiros para se investir. Comida é afeto, está sempre presente na vida das pessoas, e pode ser um meio de realizar o sonho da empresa própria fazendo algo que ama.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)