O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, oficializou o tombamento da Academia de Judô Terazaki, localizada na rua Tokuzo Terazaki, 25, no bairro Vila Urupês. A partir desta ação, realizada na última semana, a Prefeitura de Suzano irá promover a restauração do prédio em seu estado original e a previsão é que o espaço possa estar pronto em abril do ano que vem, na comemoração dos 74 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
Além da prática de judô, quando estiver revitalizado, o edifício também terá um espaço dedicado à memória de Suzano, além de atividades culturais e esportivas que serão oferecidas à população.
Este é o primeiro local a ser protegido por meio deste mecanismo em Suzano. Com esta ação, o imóvel, que possui 783,75 metros quadrados de área construída em 1.161,44 metros quadrados de terreno, passará a ter preservadas suas características originais, tanto do formato arquitetônico quanto cultural, por meio do decreto municipal. O espaço teve as obras iniciadas em 1934, com a conclusão em 1952.
Últimas Notícias
A sugestão de tombamento foi aprovada de forma unânime pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (Compac), órgão da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de uma solicitação da arquiteta Beatriz Gouvêa Burgo, no dia 7 de junho, visando o estudo de tombamento da Academia de Judô Terazaki.
A partir deste tombamento, o desafio agora será devolver ao primeiro espaço para a prática de judô no Brasil à sua glória original, para tanto, um estudo feito para levantar o investimento para promover as ações necessárias que preservaram as características do prédio estimou um orçamento em R$ 767.323,76.
A captação desse volume poderá ocorrer por meio de emendas parlamentares, doação direta de pessoas ou empresas e leis de incentivo. A primeira doação para o pontapé das obras foi feita pela empresa Komatsu do Brasil, por meio do seu presidente Norikazu Nakagawa
Academia é pioneira no Brasil
A Terazaki foi a primeira academia de judô instalada no Brasil após seu idealizador, Tokuzo Terazaki, imigrar do Japão, em 1929, com destino à capital do Pará, Belém, porém, em 1933, Terazaki chega a Suzano após convite de Katsutoshi Naito, também praticante de judô e que conheceu na Academia Kodokan em Tóquio.
Em 1957, a Academia Terazaki recebeu o primeiro campeonato de judô da América Latina, se tornando o grande palco da modalidade no continente. Para além da academia, Tokuzo Terazaki ainda foi vice-presidente da Associação de Faixas Pretas no Brasil, organizou a Federação Nacional de Judô e introduziu a modalidade no Exército e Polícia Militar.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario