Foto: Divulgação/Canva Pro
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cada geração tem suas peculiaridades, hábitos e costumes característicos que auxiliam a significa-los e a deixar a marca histórica de suas ideologias, paixões, crenças, posicionamento político e muito mais. Se entre os mais velhos, em especial aqueles que tem mais de 40 anos, existe uma cultura de compra mais forte, significa que a nova geração deu um novo rumo para isso. E os empresários não podem ficar para trás.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A MarketingCharts, uma empresa estadunidense especializada em criar bancos de dados do marketing dos Estados Unidos, apontou que 87% dos pais são influenciados por seus filhos na hora da tomada de decisão quanto a uma compra. Os segmentos mais afetados são o de entretenimento como passeios, visitas a eventos ou outras atividades sociais.

Considerando a influência dos jovens sobre o consumo dos mais velhos, não se pode deixar de estudar mais sobre a nova geração e entender como vender e conquistar uma nova clientela cheia de novidades. Existem atualmente três aspectos que mexem com o consumo desse público: ambientalismo, necessidade e a internet.

A crise ambiental bate na nossa porta diariamente. E os que mais abordam o assunto e estão interessados em soluções são da Geração Z (nascidos a partir de 1995). Com a consciência do impacto no uso desenfreado de recursos naturais, preocupados com reciclagem e o combate a produção exagerada, os jovens tem uma grande tendência a terem um consumo responsável que seja pautado em marcas amigas do meio ambiente.

Fazer mudanças no negócio como reduzir o uso de materiais descartáveis, reutilizar tudo aquilo que for possível, dar o destino correto aos resíduos, poupar energia, aderir a embalagens e materiais biodegradáveis, entre outros, são estratégias que vão de encontro com os desejos e ideologias da juventude. Ser sustentável é ser rentável pois atrai o novo público, além de prover uma melhoria geral ao meio ambiente.

Ligado ao ambientalismo, o consumo responsável é uma tendência forte q tem crescido cada vez mais entre os jovens. As compras tem sido planejadas e são focadas somente no necessário. Esse hábito, muito ligado também ao minimalismo, faz com que compras e outras aquisições sejam bem pensadas, como forma de não se acumular coisas que não precisa.

Portanto, é preciso sempre exaltar quais os benefícios de ter o seu produto ou serviço. Com uma boa propaganda, mostrando os seus diferenciais, é possível conquistar os jovens e ter o voto de confiança deles na hora da compra.

Por último, os jovens tem uma ligação forte com a internet e, por consequência, com o e-commerce como um todo. Seja para pesquisar o melhor preço ou a loja mais sustentável, eles marcam presença online e, estar junto nesse ambiente é algo essencial para não perder tal público. Ter mídias sociais com conteúdo frequente, um bom atendimento via internet e até ter opções de compras online são diferenciais que podem atrair muito a atenção desse público.

Observar também é fundamental. Com o entendimento e a compreensão de qual o perfil, necessidades e o que os jovens precisam, é possível fazer seu negócio prosperar cada vez mais, além de se expandir e se adequar a nova demanda de quem mais importa, que é o consumidor.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui