PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Não perca a vontade de viver!”, por Padre Claudio Taciano

A vontade ancorada no bem é capaz de revolucionar a vida de qualquer pessoa. A repetição de bons atos gera a virtude. Como alimentar os bons desejos? Como ser uma pessoa mais constante e virtuosa? Não há uma receita pronta para isso, mas uma coisa é fato: nós nos moldamos com aquilo que guardamos dentro de nós. Ninguém pode se dar e dar ao outro o que não tem. Os gestos, sentimentos e palavras são extensões do ser da pessoa.

Quando humilhamos o outro é porque nós nos sentimos melhores ou piores do que ele. O ser não se esgota no agir, mas se comunica também na ação (…e no pensamento). Essa escalada, esse movimento vai prejudicando a vida humana. Antes de qualquer coisa, cada um deve se perguntar: o que me faz ter alegria? O que me faz levantar? O que me desanima? O desânimo pode ser um sintoma de escolhas malfeitas, ou de situações não superadas. Agora, como ter mais boa vontade? O trabalho voluntário nada mais é do que um trabalho feito com vontade.

Voluntas (Latim) = Vontade. Onde não se tem vontade sobra desânimo. As facilidades atuais estão fragilizando as pessoas. Nem sempre insistir nos caminhos fáceis e nos resultados rápidos trazem energias. “Quebrar a cabeça”, esforçar-se e soar para conseguir algo, ainda que gerem cansaço e sofrimento, podem lapidar o caráter e abrir a mente.

Viver e conviver não são tarefas simples, ainda que pareçam. Este mundo gigantesco evidencia a nossa pequenez e ao mesmo tempo nossa grandeza. Somos um grão de areia neste universo e somos um universo neste grão de areia. Quando a maré da tristeza, da ira e do desânimo vir com força é hora de remar contra ela. Na escuridão busque a luz. Se não entende algo tente entender.

Se alguém lhe faz mal não espere o milagre, mas decida, dê passos para que esta libertação se torne um milagre. Faça e refaça o que lhe faz bem; faça e refaça, o que no futuro pode lhe trazer a paz e a estabilidade. Enquanto uns reclamam sem fazer nada, outros fazem muito sem reclamar. A nossa mente é mais atenta do que imaginamos. Sonhe, sorria, ame, releve, chore, mas não desista de si e nem de que você ama. Somos frutos da insistência e esperança de alguém. Deus nos abençoe!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)